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Advogado Corporativo

Nesta semana que culmina no dia do advogado (sábado, 11 de Agosto), posts especiais para estes bravos profissionais.

Este advogado por ser corporativo é diferente. É além de um advogado, é um homem/mulher de negócios.

De um lado temos um advogado forjado pelas universidades com conhecimento, verdades e vontades. De outro, um profissional talhado pela vida, onde aprendeu que numa empresa existem vaidades, decisões internas lentas e quiçá muito pouca vontade de mudança.

Uma advocacia mais tipo J.P Morgan: “Eu não contrato advogados para me dizer o que eu não posso fazer, mas sim para me dizer como fazer o que eu quero fazer”.

Uma advocacia preocupada com o resultado para a empresa, seja no foco financeiro, seja no marketing.

Um quadro do pensar do advogado antes de ser corporativo e depois:

 

Ou seja, são visões, formas de agir bem diferentes.

Inclusive, este tipo de advogado de negócios é o tipo de profissional mais cobiçado do mercado.

O advogado corporativo deve ser direcionado para a empresa, com foco nos resultados da mesma, principalmente os resultados não tangíveis, em relação a marca, marketing, impacto de clientes, etc.

Não é a toa que o advogado corporativo se preocupa com provisões, contingência e valores.

Não é a toa que ele precisa ser estratégico em suas demandas.

Não é a toa que ele precisa ter inteligência emocional para lidar de um lado com os interesses da empresa e do outro com os interesses dos terceirizados.

Ah! O advogado corporativo… Não é mais do que ninguém, mas tem mais tarefas que muitos alguém…

Um olho no processo, outro na diretoria e se duvidar outro ainda na equipe interna, bem como nos terceirizados. Muito foco, disciplina e determinação forjam este profissional.

Se você pretende se candidatar a advogar de forma corporativa, pense nisto tudo. Não é para qualquer um tanta diversidade e objetividade.

Parabéns a todos os profissionais do direito, com certeza. Mas, um carinho especial aos corporativos que tanto batalham entre o universo da advocacia e o universo empresarial.

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Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestaoAdvBr

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Eijy Goto