shadow

Sabe-se que qualquer tipo de processo industrial faz a utilização de água, e depois de ser utilizada ela passa a não ter mais as mesmas características de antes, deste modo precisando ser descartada como qualquer outro tipo de água.

Para tudo isso é necessário que tal água passe por uma estação de tratamento de água industrial, para que assim ela venha a ser descartada da maneira correta ou venha ainda a ser reutilizada.

Funcionamento de uma estação de tratamento de água industrial

Logo no início quando a água é colocada junto a algum outro tipo de produto ou é evaporada, não é mais necessário passar a mesma por uma estação de tratamento de água industrial.

Caso a situação seja inversa a água que foi utilizada deverá ser tratada, pelo fato de que pode estar contaminada com algum tipo de resíduo retido no processo de produção.

Neste caso para que você venha descobrir qual o tipo de tratamento de efluentes é o mais preciso para aquela determinada água, deverá ser feito uma avaliação da carga poluidora e a verificar se há ou não contaminantes na mesma. Desta maneira saberá qual tratamento será o mais eficaz.

De modo resumido há três tipos idéias de tratamentos, sendo realizados por uma estação de tratamento de água industrial, sendo eles:

Processos físicos: Os processos físicos são responsáveis pela remoção dos sólidos em suspensão, por meio de uma separação física, tais como peneiramento, gradeamento, Flotação, caixas separadores de gorduras sedimentação.

Sendo assim quando a água passa pelos processos físicos em uma estação de tratamento de água industrial, há a remoção da matéria orgânica e inorgânica ficando em suspensão coloidal, eliminando a presença de pequenos organismos por meio de processos oriundos como a filtração.

Processos químicos: Na etapa de processos químicos é feito a utilização de produtos químicos para a remoção de diversos tipos de poluentes, também havendo uma mistura de efluentes que deverá ser tratado ao longo dos processos seguintes.

Processos biológicos: Na etapa dos processos biológicos há uma reprodução de fenômenos que ocorrem na natureza, entretanto ocorrem em menor espaço de tempo, como a remoção da matéria orgânica dissolvida em suspensão e transformando essa matéria em sólidos sedimentáveis.

Invista em uma estação de tratamento de água industrial

Investir em uma estação de tratamento de água industrial é algo inovador e compensador ao mesmo tempo. Para tal feito, você deve conhecer empresas com  anos de experiência e excelência no mercado.

A importância do tratamento

Um outro fator de suma importância relacionado ao tratamento de água industrial é deixar a água 100% tratada, ou seja, sem nenhum tipo de componente químico ou metais pesados para ser descartado em esgotos.

Uma modalidade de tratamento inovadora e de suma importância inclusive para a saúde pública, sabendo que um simples litro de água pode vir a contaminar quilômetros de rios e esgotos, trazendo doenças para todo e qualquer tipo de ser vivo, capaz também de vir a causar a destruição de vegetação e dentre outros tipos de danos a natureza.

É irrefutável o fato de que a presente escassez de água existente e o aumento das necessidades de utilização, vem causando um certo desequilíbrio para a natureza, e a adoção de processos que venham tentar minimizar tais impactos estão cada vez mais sendo utilizados pela população.

Ações essas que surgem desde o tratamento da água industrial, o compartilhamento dos conceitos de forma didática e o uso racional e consciente da água, são de suma importância para que as próximas gerações possam vir a ter acesso a todos os recursos disponíveis pela natureza.

Publicidade

shadow


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.