shadow
Tadeu AlvarengaCoach com Formação Internacional em Coaching, Integrative Coaching, Systemic Counselling e Solution-Focussed Coaching. Sócio-Diretor da Alves & Alvarenga Consultoria em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.

 

Portal – O que é Coaching?
Tadeu Alvarenga – Coaching é uma Nova Ferramenta que as Empresas estão adotando como forma de Desenvolver Competências como Liderança, Motivação, Estratégia, Criatividade, Inovação, Comunicação Interpessoal, entre muitas outras Competências que podem ser trabalhadas com o Coaching. O Coaching pode ser utilizado tanto pelos Líderes quanto pelos Liderados – como uma forma de estes se tornarem Pessoas, e conseqüentemente Profissionais Melhores.


Portal  O Coaching é uma forma de Terapia?
Tadeu Alvarenga – Não. O Fato do Coaching poder ser estruturado sob a forma de Sessões de Coaching, levou a algumas pessoas a confundirem o Coaching com uma forma de Terapia. Na verdade, as abordagens são inteiramente distintas.


Portal  Quais as Aplicações Práticas do Coaching para o Mundo Empresarial?
Tadeu Alvarenga – São muitas. O Coaching pode ser utilizado com vantagem no Desenvolvimento de Competências, como o dissemos, podendo resultar em grandes Benefícios para o Empreendedor no que se refere à Tomada de Decisões, Elaboração de Metas, Administração do Tempo, Relacionamento com Clientes, Motivação dos funcionários e Equipes, e em muitos outros processos essenciais para a geração de Valor por parte da Empresa.


Portal  Como o Coaching poderia ser útil para os empreendedores?
Tadeu Alvarenga – O Coaching pode auxiliar o Empreendedor, por exemplo, no Estabelecimento de suas Metas e Estratégias, na elaboração de um Plano de Ação que traga Resultados concretos para a sua Empresa. Já a nível interno, o Coaching pode apoiar o Empreendedor no seu relacionamento com os seus funcionários e colaboradores, facilitando a construção de Equipes mais Motivadas e mais comprometidas com o Ideal da Empresa.


Portal  Como o Coaching pode ajudar no Desenvolvimento Pessoal e Profissional?
Tadeu Alvarenga – Não importa em que ponto da sua Vida, da sua Carreira, ou do desenvolvimento de seu Negócio você se encontra hoje, sempre pode ficar Melhor. O Coaching é justamente a Ferramenta que permite esta passagem entre onde você está agora e onde você deseja estar. O Coaching pode encurtar esta distância tornado o seu Progresso, o seu Desenvolvimento, mais rápido, mais eficiente e com um menor sofrimento e desgaste pessoal.


Portal  O que é um Líder-Coach?
Tadeu Alvarenga – O Líder-Coach é o Líder treinado nas Técnicas de Coaching e que delas se utiliza para melhorar o seu relacionamento com os seus liderados. Agindo desta forma, o Líder-Coach ganha o respeito dos que estão a sua volta e constrói uma relação de confiança sempre crescente com os seus colaboradores e liderados. Aqui é interessante destacar que o Coaching pode ser utilizado com vantagem em qualquer ambiente: na Empresa, em casa, com os amigos, ou em qualquer outro ambiente em que exista uma situação potencial de Liderança. Isto porquê o Modelo do Coaching é um Modelo centrado primordialmente no ser humano e, como sabemos, o ser humano é sempre o mesmo em toda a parte.


Portal  O Coach ajuda a alcançar objetivos utilizando-se de uma abordagem própria. Poderia falar um pouco sobre essa forma de abordagem?
Tadeu Alvarenga – O Coaching, como o entendemos, apresenta pelo menos quatro Níveis de atuação dentro do Mundo Empresarial.
– Em primeiro lugar, o Coaching pode ser conduzido sob a forma de Sessões individuais que são as chamadas Sessões de Coaching. Nestas Sessões o Coach e o Cliente trabalham juntos as Metas e Competências a serem desenvolvidas no trabalho de Coaching. Como exemplo de Competências que podem ser trabalhadas em uma Sessão de Coaching podemos citar: Liderança, Motivação, Criatividade, Relacionamento Interpessoal, Trabalho em Equipe, Administração do Tempo, Organização pessoal, Capacidade de Delegação, Gestão do Stress, entre outras.
– Em segundo lugar, o Coaching pode ser entendido como um Modelo de Liderança. Dentro desta possibilidade, o Líder-Coach, isto é, o Líder adequadamente treinado e capacitado a utilizar as Técnicas e Estratégias do Coaching, poderá utilizar o Coaching no seu relacionamento com os Liderados, de forma a obter deles o melhor Desempenho que lhes seja possível.
– Em terceiro lugar, o Coaching pode ser entendido como uma Tecnologia Avançada de Auto-desenvolvimento, onde o Coach, uma vez devidamente treinado, poderá aplicar sobre si mesmo as Técnicas de Coaching, de forma a se tornar cada vez Melhor e mais Competente naquilo que faz, evitando, por exemplo, uma tendência a se “acomodar” em um cargo ou em uma posição dentro do Mercado, buscado cada vez mais a sua Excelência Profissional e Pessoal.
– Em quarto lugar, o Coaching pode ser visto como um componente essencial da Cultura Organizacional, que motiva e instiga todos os Níveis, Setores e Departamentos da Empresa a buscarem a Auto-superação e o Crescimento contínuo.


Portal  Quais os Benefícios que as Empresas podem esperar do Coaching?
Tadeu Alvarenga – As Grandes Empresas já estão adotando o Coaching em larga escala como forma de Desenvolver os seus Líderes, e também as suas Equipes e os seus colaboradores; de favorecer a Inovação e a Criatividade dentro do ambiente Organizacional e como uma maneira eficaz de garantir Melhores Relações entre os Líderes e liderados. As Pequenas e Médias Empresas também têm muito a ganhar com o Coaching, principalmente como forma de Desenvolvimento de seus Líderes e como diferencial Estratégico: como uma forma rápida e prática de Facilitar o Desenvolvimento do Negócio como um todo. Desta forma, buscando o auxílio de um Coach ou a Formação em Coaching, o Pequeno e Médio Empresário poderá acelerar o Crescimento da sua Empresa e a sua participação no Mercado. Em meus Cursos, cada vez mais Pequenos e Médios Empresários têm procurado as Técnicas e Ferramentas de Coaching como uma forma de serem Melhores Líderes dentro de suas Empresas e possibilitar a Expansão de seus Negócios.


Portal  Em que situação(ões) um empresário deve optar pela ajuda de um Coach?
Tadeu Alvarenga – Eu costumo dizer que existem dois tipos básicos de situações que o Empresário deve procurar o Coach: quando os negócios não estão indo bem e quando os negócios estão indo bem. Obviamente, o Empresário deve procurar o Coach quando os negócios não estão indo bem justamente como uma forma de se estruturar para enfrentar e sobrepujar as adversidades à sua volta. Muitas vezes, quando os negócios não estão indo bem, o Empresário perde um pouco da clareza de visão necessária para enxergar claramente a situação à sua frente e tomar as decisões que ele tem que tomar. Nesta situação, o Coach é de auxílio inestimável como Facilitador de uma Maior Consciência por parte do Empresário da Realidade à sua volta, bem como fornecendo o apoio que às vezes lhes falta nestas horas. A Necessidade do Coaching nestes momentos – que são muitas vezes vividos de forma bastante sofrida pelo Empresário – geralmente é facilmente entendida pela maioria das pessoas. O que muitas pessoas às vezes não percebem é que, quando os negócios estão indo bem, também é importante que o Empresário procure o Coach. Nesta situação, o Coach poderá apoiá-lo a tomar as decisões necessárias para garantir que o seu negócio continue a prosperar, facilitando a identificação de quaisquer ameaças quando estas ainda estão no horizonte, antes que possam lhe causar prejuízos. Em suma, o Coaching nos é útil tanto na adversidade quanto nos períodos de tranqüilidade. Na adversidade, como um apoio para a encararmos com segurança e tomar as medidas necessárias para sairmos dela. Nos períodos de tranqüilidade, para nos programarmos para a expansão de nosso Negócio e garantir que as tempestades no horizonte não nos alcancem.


Tadeu AlvarengaCoach com Formação Internacional em Coaching, Integrative Coaching, Systemic Counselling e Solution-Focussed Coaching. Sócio-Diretor da Alves & Alvarenga Consultoria em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.
Site: http://www.tadeualvarenga.com

Publicidade

shadow


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.