shadow

A contra espionagem, também chamada de contra inteligência, está entre as especialidades mais difíceis desenvolvidas pelo detetive particular, isso se deve a complexidade desse tipo de investigação que exige experiência e profissionalismo.

Conheça a seguir do que se trata esse tipo de investigação particular, como ela pode ser utilizada por empresas e indústrias e qual o papel do detetive particular. Confira!

O que é contra espionagem?

A contra espionagem consiste em um tipo de investigação solicitada principalmente por empresas, indústrias e comércios quando há a suspeita de que há um espião infiltrado passando informações para concorrentes de forma a prejudicar os negócios da empresa.

Assim, essa especialidade consiste em desenvolver técnicas para conter esse infiltrado, descobrindo quem é ele e para quem ele trabalha, de forma a evitar que essa situação prejudicial tenha continuidade e impacte negativamente os resultados da empresa.

A contra inteligência pode ser usada tanto para investigar funcionários suspeitos, como também concorrentes ou mesmo sócios que possam agir de má fé contra a companhia e prejudicá-la.

Quem pode fazer contra espionagem?

Devido à complexidade desse tipo de investigação é essencial que ela seja conduzida por um detetive particular experiente e que tenha conhecimentos nesse tipo de caso, pois é bastante sensível conduzir uma investigação dentro da empresa sem levantar suspeitas de outros profissionais e do próprio infiltrado.

Dessa forma, antes de contratar um detetive particular para realizar a contra espionagem é fundamental avaliar a experiência do profissional ou da agência nesse tipo de caso, a estrutura usada, os métodos investigativos e a confiança nele.

O que a contra espionagem impede?

Ao contratar um profissional para realizar a contra espionagem o empresário ou sócio garante que diversas situações prejudiciais sejam evitadas, como a venda ilegal de descobertas tecnológicas e científicas, venda de informações sensíveis e confidenciais sobre as estratégias da empresa, obtenção de dados da empresa pelos concorrentes, entre outras situações que podem comprometer a estratégia de negócio, inserção de novos produtos no mercado ou descobertas relevantes.

Como um detetive particular trabalha em casos de contra espionagem?

O detetive particular possui uma série de técnicas e ferramentas que permitem que ele conduza as investigações de contra espionagem com mais garantias de sucesso. Um dos fatores sensíveis nessa área é que a investigação não pode comprometer o desenvolvimento das atividades da empresa, assim como as conclusões do caso devem ser convictas e baseadas em provas concretas, evitando achismos ou palpites. Entre os recursos utilizados pelo investigador destacam-se:

  • câmeras fotográficas;
  • câmeras filmadoras;
  • escutas;
  • softwares espiões;
  • revisão de documentos;
  • GPS;
  • Monitoramento de suspeitos.

Outra técnica que pode ser utilizada para contra espionagem, caso haja necessidade é a infiltração na empresa. Por meio desse método, o detetive disfarça-se de funcionário com o objetivo de identificar as irregularidades existentes, quem é o responsável e quais informações estão sendo alvo do espião.

Durante a condução do caso pode identificar-se a necessidade de utilizar diferentes tipos de disfarce para garantir que haja os esclarecimentos do caso com provas irrefutáveis do ocorrido.

A escolha de um detetive particular para realizar a contra espionagem é fundamental para garantir maior profissionalismo no desenvolvimento do caso e também mais discrição, o que proporciona mais chances de resolver o caso em menos tempo.

Publicidade

shadow


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.