shadow

Divido o artigo da consultora em finanças Rafaela Tarouco, sobre conciliação bancária!

Conciliação Bancária

Porque fazer a conciliação bancária se temos o extrato do próprio banco, demonstrando todas as entradas e saídas?

A conciliação bancária não serve somente para compararmos o extrato bancário com os lançamentos do sistema. Serve também para realizarmos a análise e aprimoramento dos lançamentos do fluxo de caixa. Claro, essa comparação de lançamentos e saldos é de suma importância, pois é através dela que saberemos se faltou algum lançamento no sistema interno do escritório. E se os valores conferem com o nosso provisionamento.

Ainda, controlaremos com mais afinco nosso financeiro. Saberemos exatamente as taxas que o banco está nos cobrando. Evitaremos ficar com depósitos não identificados em nossa conta entre outros. O ideal é fazermos a conciliação diariamente, justamente para o melhor controle e correções internas, caso necessária, mas tendo um acompanhamento e atenção pode se fazer conforme a disponibilidade.

​Muitos acham perda de tempo lançar cada item na conciliação, porém, atualmente isso não é mais necessário. Muitos softwares tem a conciliação bancária automática, onde importamos um arquivo ‘.ofx’, o qual todos os bancos disponibilizam gratuitamente. Assim, o próprio software demonstra os lançamentos do extrato e o profissional somente indica, com um simples clique, o lançamento já realizado vinculado ao plano de contas. Os softwares inclusive dão sugestão dos lançamentos, utilizando critérios como data e valores.

Enfim, fazer a conciliação bancária é ter em suas mãos todo o realizado do escritório, é poder planejar com frequência o fluxo de caixa e assim, tomar as decisões necessárias evitando surpresas e grandes impactos no financeiro.

Isso tudo sem perder muito tempo. Afinal, nosso tempo é precioso!!

Abraço,

 

Rafaela Tarouco

Especialista em finanças na área jurídica
(51) 99956.2363
rafaela@tarouco.com.br

Publicidade

shadow


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.