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UTILIDADE PÚBLICA = RESULTADO DA CONSULTORIA GRATUITA

Prezados, a matéria abaixo tem por objetivo responder e ajudar quase duas centenas de empresas que enviaram questões para resolverem seus problemas, espero, desta forma, colaborar com algumas sugestões para todos.

Não importa o motivo que originou a exclamação e constatação acima, não importa, também, se você é Microempreendedor Individual, ou Microempresário ou tem uma empresa de pequeno porte, todas estão sujeitas as adversidades e obstáculos no caminho.

Na maioria dos casos o responsável é o empresário, que por ser muito afoito, ansioso e sem preparo algum se mete a abrir um negócio sem ter as mínimas condições ou conhecimento / experiência / informações e capacidade de administração para fazer isso.

Some-se a isso, falta de liderança, falta de atitude, falta de inovações / diferencial e, o mais importante, capital de giro para manter a empresa, pelo menos, no primeiro ano, além da falta de conhecimento na atividade que exerce.

Complete com crise, baixo faturamento, baixo estoque e, o pior de tudo, sem planejamento algum, a maioria nem fez pesquisa de mercado, infelizmente.

Bom, na verdade os motivos podem ser vários, até dezenas…. O importante, agora, é tentar resolver, certo?

1º Passo – LEVANTAMENTO DE DADOS

Faça um levantamento minucioso de tudo o que a empresa tem, separando por ITEM, como se fossemos fazer um BALANÇO ok?
ITENS A SEREM LEVANTADOS (Utilize uma planilha para isso, solicite no meu e-mail, se desejar)

– Dinheiro em caixa
– Bancos (se negativo coloque o sinal de -)
– Contas a receber (duplicatas + cheques + cartões e outros créditos)
– Imobilizado (móveis, utensílios, balcões, prateleiras, mesas, cadeiras, computadores, etc.)
– Investimentos (consórcio, ações, site, marcas e patentes, etc.)
– Estoque (separe por grupos, pelo valor da compra)
– Fornecedores (compras realizadas para o negócio, mercadorias, matéria prima, etc.)
– Impostos (relacione todos os impostos que deve separando por tipo: SIMPLES, ICMS, etc)
– Empréstimos (todos os empréstimos e financiamentos, pelo valor da dívida)
– Contas a pagar (conta de energia, água, contador, aluguel, material de escritório, etc)

2º PASSO – RESUMO DO LEVANTAMENTO

Podemos ter algo assim:

Dinheiro em Caixa 100,00
Banco -1.320,00
Contas a receber 4.580,00
Imobilizado 15.850,00
Investimentos 1.500,00
Estoque 6.230,00
Fornecedores -18.430,00
Impostos -14.890,00
Empréstimos -12.000,00
Contas a pagar -4.500,00

3º PASSO – RESUMO FINANCEIRO

VALORES POSITIVOS 28.260,00
VALORES NEGATIVOS 51.140,00
RESULTADO FINAL NEGATIVO 22.880,00

Isso importa? De certa forma sim, apenas para CONHECER o déficit financeiro e, consequentemente elaborar um planejamento para deixar o valor final POSITIVO, ok?

Qual é a sua meta, seu objetivo, para sair desta situação? Em quanto tempo?

4º PASSO – MAS E DAÍ? COMO RESOLVER O PROBLEMA?

A) Vamos tomar uma ATITUDE e PENSAR a respeito do assunto?

– Quais são os pontos fortes da empresa?
– Quais são os pontos fracos da empresa?
– A sua empresa tem site de vendas ou apresentação?
– Existe a possibilidade de diversificar os seus produtos (ou mercadorias ou serviços)?

Neste ponto é importante você ter a consciência de que precisa fazer alguma coisa para melhorar a situação, precisa tomar uma ATITUDE, precisa tomar essa responsabilidade para sí mesmo e MUDAR para sair desta enrascada.

Estude os pontos fracos e pense em alternativas para melhorar isso, acabe com cada um dos pontos fracos e melhore, o máximo possível, os pontos fortes.

Se a sua empresa não tem site preocupe-se. É um cartão de visita para o mundo, é onde TODOS os seus prováveis clientes estão. Todas as pessoas (pelo menos a maioria) procura produtos pela internet, você deve estar perdendo um monte de vendas por não estar lá.

Se houver a possibilidade de acrescentar mais produtos (mercadorias e serviços) ao seu negócio faça isso, terá mais possibilidades de vendas.

B) Vamos fazer alguns ACORDOS?

– Entre em contato com cada fornecedor e RENEGOCIE a sua dívida, parcele as mesmas em quantas vezes forem necessárias (tipo 10 parcelas), sem juros (de preferência), mas com continuidade de compras.
– Entre em contato com os BANCOS e faça a mesma coisa, parcelando o que deve em 36 ou 48 meses, de preferência com carência de 3 (ou 6) meses.
– Quanto aos impostos aguarde um financiamento do governo, todos os anos isso é (normalmente) possível
– Com as contas a pagar não há muito o que podemos fazer, já que contas (de energia, água, internet) são à vista, o Contador dá para conversar com ele e, explicando a situação, solicitar que fique alguns meses sem pagar (até melhorar a situação) e depois (quando melhorar) pagará em dobro a mensalidade (pagando o atrasado também).

C) O objetivo agora é REDUZIR as suas despesas, dar um CHOQUE nas mesmas, vejamos algumas opções:

1 – Acabe com o seu cartão de crédito e saldo negativo no banco, isso é fundamental; pague ambos o mais rápido possível e procure não usar mais, a não ser que seja absolutamente fundamental para comprar alguma coisa em caso de “VIDA OU MORTE”.
2 – Se tem assistência médica ou odontológica cancele os mesmos, até melhorar a situação
3 – Se tem um carro, mesmo que financiado, venda e compre outro mais barato e, de preferência, sem prestação alguma
4 – Se está com o nome sujo tente limpar fazendo acordos
5 – Se a sua retirada é de (exemplo) R$ 2.000,00 por mês reduza uns 50% (pelo menos ou o mínimo possível)
6 – Se tiver que mudar o seu padrão de vida: MUDE e SALVE-SE
7 – Restaurantes, pizzas, cinemas, passeios, viagens…. Esqueça…. Pelo menos até regularizar toda a situação
8 – Compra de roupas, sapatos, maquiagem, etc. NEM PENSAR, aguarde até ter condições para isso

Gaste o ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO para sobreviver, se alimentar com o mais barato possível (sem necessidade de passar fome, ok?) Guarde todo o dinheiro possível para reverter a situação da sua empresa, esse é o seu objetivo agora, certo? Priorize o pagamento de cartões de crédito e do limite de cheque especial, são os de maiores encargos financeiros, quanto mais rápido se livrar disso melhor será, bem como limpar o seu nome, para ter crédito novamente.

D) Tomando “vergonha na cara”

1 – Estude, capacite-se, faça o possível para se tornar um empresário empreendedor APTO a ter um negócio próprio, você precisa aprender tudo para ser um bom administrador.
2 – Crie um site (se não souber fazer CONTRATE quem saiba); é o melhor investimento que você pode fazer para a sua empresa. APAREÇA, MOSTRE-SE (e seus produtos também)
3 – INOVE, crie, busque alternativas para diversificar seus produtos e aumentar o seu faturamento
4 – Não de o passo maior do que a perna, faça tudo com BOM SENSO, com RESPONSABILIDADE, com COMPROMETIMENTO. Não é apenas o seu negócio, é o seu SONHO.

5º PASSO – ATRAIR CLIENTES E AUMENTAR O FATURAMENTO

Depois (ou em conjunto) de fazer tudo o que mencionei acima temos algumas providências a tomar (algumas sugestões):

a) Melhorar a IMAGEM da sua empresa, como uma troca de roupa, como um penteado novo, algo que realmente as pessoas PERCEBAM quando entrarem na sua empresa. Pode ser desde LIMPEZA (inclusive de ventiladores) como NOVA disposição dos móveis, ou uma boa pintura, com cores atuais (e que atraiam dinheiro, busque o significado das cores para aprender sobre isso) e ALEGRES. Mude as prateleiras, de mais espaço na loja (quando for o caso). Coloque as mercadorias com mais LUCRO na altura dos olhos dos clientes e, os com menos lucros, na parte de BAIXO. Se tiver VITRINE, reposicione, coloque flores, deixando um ambiente confortável. Se ainda não tiver o cantinho do MARIDO ou da ESPOSA (um sofá charmoso, um abajur, uma mesinha com revistas e jornais) providencie. Coloque um galão de água (ou aparelho) à disposição dos clientes, se for possível inclua um pequeno café (mesmo que seja uma ou duas garrafas térmicas, uma com açúcar e outra sem (deixe o adoçante à disposição).
Pequenas coisas como estas podem fazer uma grande diferença para o seu cliente.

b) Para a DIVULGAÇÃO se a sua empresa ainda não tem um SITE providencie com a maior brevidade possível, além de uma PÁGINA no facebook. São dois itens fundamentais que, em conjunto, fazem a sua empresa aparecer mais com um mínimo de custo. Encontre um site (procurando no google) que seja MUITO BONITO, de preferência com o mesmo ramo de atividade da sua empresa e, em cima do exemplo, crie um mais bonito ainda, com acesso por celulares. Faça uma correção ortográfica antes de colocar no ar, tem muito site com frases e palavras erradas. Para o SEU E-MAIL utilize SEMPRE o endereço do site, esqueça Hotmail, gmail e outros, isso, na minha opinião, não passa credibilidade nenhuma. Tire EXCELENTES FOTOS dos seus produtos ou mercadorias e faça uma apresentação 10, inclusive de seus serviços. Se for possível CRIE um vídeo da sua loja, bem como produtos / mercadorias e serviços e divulgue, também, no youtube.

c) BRINDES VIRTUAIS: Dependendo do seu ramo de atividade escreva um e-book (pode ser Manual ou Apostila) e OFEREÇA GRATUITAMENTE para os seus clientes, peças para eles fazerem o download em sua página (agregando LEAD para a sua empresa). Desta forma você passará a ter uma excelente lista de e-mails para enviar promoções e informações a respeito de novidades da sua empresa. Pode até utilizar esta lista para enviar mensagens de aniversário, natal, ano novo, etc….

d) Na medida do possível diversifique ainda mais os seus produtos. Pegue todos os produtos que estão parados no estoque, há muito tempo, que não tem uma boa rotatividade e venda pelo preço de custo mais impostos, transforme isso em dinheiro. Com este valor compre novos produtos / mercadorias, À VISTA, barganhando o valor para ter um melhor preço de venda. Aprenda a calcular o preço de venda de seus produtos / mercadorias / serviços, isso será fundamental para você sair da situação que está pois este (preço de venda) pode ser um dos grandes problemas da sua empresa estar na situação que está hoje.

e) Dependendo do seu ramo de atividade poderá fazer folhetos PROMOCIONAIS (para que os clientes conheçam a sua empresa) e entregar perto da mesma ou direcionando para prováveis futuros clientes. Poderá, também, se for o caso, digitar o ramo de atividade de seus prováveis clientes e começar a pegar os e-mails, telefones e endereços dos mesmos para futuro contato (da melhor forma que encontrar). Além disso, se for do ramo alimentício, poderá criar pequenos produtos para degustação, isso sempre é interessante e traz um bom retorno. Brindes especiais, crie alguma coisa ligada ao seu ramo e ofereça a seus clientes que consumirem ou gastarem um X na sua empresa. Dependendo do ramo e do local da sua empresa faça um convênio com estacionamento e ofereça gratuitamente ao cliente. Poderá, também, fazer um convênio com um lava-rápido (por exemplo) onde o cliente terá desconto na lavagem do carro (será bom para o seu negócio e para o lava-rápido também).

f) Defina a responsabilidade de cada colaborador da empresa, inclusive o seu mesmo. Com uma relação de cada tipo de trabalho que cada colaborador tem ficará muito mais fácil definir as responsabilidades de cada um. Crie um organograma, divida a empresa em departamentos e, desta forma, coloque cada pessoa em seu lugar, atribuindo as funções (tarefas e responsabilidades) dos mesmos. Crie um MAPA DE RESPONSABILIDADES, colocando em local visível, facilita para todos. Crie incentivos para os seus colaboradores, tais como: prêmio do mês, melhor colaborador, etc. Se for possível contrate palestras para os mesmos, treinamentos, cursos complementares, etc. Tudo o que fizer será bom para a sua empresa e para o seu pessoal.

g) Estude mapeamento de processos e comece a fazer em sua empresa, da forma correta, para que cada tarefa tenha tudo mapeado, desta forma haverá um padrão para a elaboração das mesmas e, consequentemente, o custo será reduzido e haverá otimização do tempo para as mesmas.

Finalização:

1) Para fazer o download gratuito da planilha de gerenciamento financeiro pessoal visite: http://mentordenegocios.com.br
2) Para fazer o download gratuito do e-book. Os principais erros dos Empresários e mais de 1.200 documentos, assistir a vídeos de vários experts visite meu projeto social: http://portaldosempreendedores.com.br
3) Para fazer o download gratuito da planilha que demonstrará o seu perfil empreendedor visite: http://minutodoempreendedor.net.br
4) Para se matricular na 3ª. semana do curso gratuito e 100% on line APRENDENDO A EMPREENDER, que acontecerá no período de 24 a 29 de outubro, cadastre-se no site: http://aprendendoaempreender.net.br
5) Para ver diversos vídeos da minha autoria visite e inscreva-se no meu canal no youtube: https://www.youtube.com/user/wilsongiglio
6) Para fazer o CANVAS do seu projeto faça o download em http://relatoriosgerenciais.net.br
7) Para fazer o download do Manual de Custos e Formação do Preço de venda, veja no final da página do site: http://formacaodoprecodevenda.com.br
8) Se você quer investir um pouco de fazer um curso completo para aprender a administrar e organizar a sua empresa visite: http://empreender.pro.br
9) Se você tem uma pequena ou média empresa e quer contratar uma consultoria especializada para resolver todos os seus problemas e deixar a sua empresa 100% organizada consulte: http://organizacaodeempresas.com.br
10) Se tiver qualquer dúvida entre em contato: wilson.giglio@mentordenegocios.com.br

Não adianta nada, todas estas informações, se você não tiver atitude e querer realizar o seu sonho.

Lógico que aqui, nesta matéria, não é possível ensinar como você fazer tudo e nem abortar outros assuntos, também, muito importantes para você e o seu negócio. Tenho certeza que se pesquisar nos links que deixei acima você encontrará tudo o que deseja, caso não encontre entre em contato ok?

Costumo dizer o seguinte: Deus faz a parte DELE, eu estou tentando a fazer a minha, o restante é com você e sua equipe. Vamos?

Vá em frente, não desanime, sempre é tempo de aprender e recomeçar.

Fique à vontade para comentar abaixo e compartilhar em suas redes, agradeço.

Conte comigo

Wilson Giglio
Organizador de Empresas e Capacitação de Equipes
Consultor em Gestão Empresarial
Palestrante e Mentor de Negócios

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