shadow

Por: Felipe Ventura

9 de outubro de 2015 às 18:43

COMPARTILHE  485  0

Em setembro, plugins como Java, Unity e Silverlight pararam de funcionar no Google Chrome. O Firefox também seguirá pelo mesmo caminho: a Mozilla avisou que o suporte a plugins NPAPI será removido do navegador até o final de 2016.

Assim como no Chrome, o plugin do Adobe Flash e o leitor de PDF nativo continuarão a funcionar. Todo o resto, no entanto, deixará de ser compatível.

Por quê? A Mozilla quer que websites deixem tecnologias antigas para trás – plugins NPAPI foram criados na época do Netscape Navigator – e usem padrões modernos da web:

Websites e empresas de mídia que atualmente usam plugins como o Silverlight ou Java devem acelerar sua transição para tecnologias da web. A plataforma web é poderosa e geralmente pode fazer tudo o que um plugin pode fazer. Nos raros casos em que um site precisa estender tecnologias da web, a solução recomendada é desenvolver os recursos adicionais como um complemento do navegador.

A Mozilla explica que abrirá uma exceção para o Flash “porque ele ainda é uma parte comum da experiência web para a maioria dos usuários”.

Quanto ao Unity, geralmente usado para jogos de navegador, a Mozilla diz ter fechado uma parceria que “permitirá a conteúdo baseado em Unity ser rodado diretamente no navegador sem plugins”. Por enquanto, há apenas uma forma de converter esse conteúdo para WebGL, rodando nos navegadores de forma nativa.

Além disso, a Mozilla está trabalhando com a Oracle “a fim de garantir uma transição suave para os sites que usam Java”. A própria Oracle recomenda “considerar usar tecnologias sem plugin, como o Java Web Start, ou migrar para outros navegadores com suporte a Java”.

Vale lembrar que os complementos (add-ons) do Firefox continuarão a funcionar normalmente; a mudança afeta apenas plugins.

A Mozilla lembra que a tendência de abandonar os plugins NPAPI começou em outros navegadores. Primeiro veio o Chrome, que divulgou em 2013 seu plano de acabar com plugins; e depois o Microsoft Edge, quefoi lançado sem suporte a eles. Internet Explorer, Safari e Opera ainda rodam Java e similares.

[Mozilla via VentureBeat]

http://m.gizmodo.uol.com.br/firefox-vai-abandonar-plugins/

Abraço fraterno,

Gustavo Rocha

GustavoRocha.com – Gestão e Tecnologia Estratégicas

Celular/WhatsApp/Facebook Messenger: (51) 8163.3333 |

Contato Integrado: gustavo@gustavorocha.com [Mail, Skype, Gtalk/HangOut, Twitter, LinkedIn, Facebook, Instagram, Youtube]  |

Web: http://www.gustavorocha.com

Publicidade

shadow


Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.