shadow

Reputação é uma palavra que as pessoas tem perdido o sentido. Muitas pessoas pouco se importam com a própria reputação, se expõem de modo exagerado para os outros. A palavra reputação vem do latim, século sXVreputatĭo,ōnis e significa pensamento, consideração.

Existem muitas frases que exemplificam a reputação de uma pessoa.

 

  • É mais fácil lidar com uma má consciência do que com uma má reputação, Friedrich Nietzsche.
  • Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles. Desconhecido
  • A maneira de se conseguir boa reputação reside no esforço em se ser aquilo que se deseja parecer. Sócrates

 

As frases acima denotam claramente o que é a consciência e a reputação. A consciência é individual enquanto a reputação é social. Quem escolhe para qual delas se dará preferência é a pessoa, mas quando se fala em negócios, em sistemas empresariais a reputação é fundamental, visto que a imagem da empresa é que determina seu sucesso ou fracasso.

Uma empresa com má reputação perde clientes e pior estes clientes insatisfeitos falam mau da empresa para muitos outros clientes. às vezes não precisa nem falar mau, basta não falar nada.

O simples fato de se eximir de emitir uma opinião já é o suficiente para deixar o cliente com a pulga atrás da orelha. Portanto, as empresas devem zelar pela sua reputação, ou seja a imagem que projeta no mercado, pois se a imagem for ruim ela afetará os negócios dela, afetando o caixa e portanto colocando em risco a própria sobrevivência da empresa.

Muitos artistas dão mais valor à consciência do que a reputação, eu creio que eles deveriam cuidar melhor da própria reputação, pois vendem sua imagem. Alguns patrocinadores de esportistas deixam de patrocinar quando há um escândalo de doping, ou a pessoa se envolve em alguma polêmica, ou com outro tipo de ato ilegal. estas empresas não querem ter suas imagens associadas a pessoas que tem problemas legais. Você pode dizer que nunca comprou tal produto só porque a empresa patrocina determinado artista ou esportista, mas a maioria das pessoas o faz. Nos USA a marca Nike sofreu um enorme revés de mercado porque usava mão obra “escrava” chinesa para ganhar no custo de produção. Ora os clientes acharam um absurdo a empresa cobrar caro por produtos produzidos fora dos USA, tirando emprego de americanos, para ter custos mais baixos e depois vender para os mesmos americanos a preços elevados. Isto abalou as vendas da Nike nos USA. E uma reputação manchada é sempre mais difícil de se recuperar. As empresas devem tomar cuidado com sua reputação, pois antigamente para cada 5 pessoas que falavam bem da sua empresa 17 falavam mal, com o advento da internet, para cada 5 pessoas que falam bem, 90 pessoas falam mal. Há sites que mostram a reputação das empresas, tais como, o site do Procon, reputacao.com.br, entre outros.

Assim, antes de maltratar um cliente, pense na reputação que você quer construir e preserve a sua reputação pois ela é o bem mais precioso da empresa.

 

Carpe Diem e bons negócios

Celso Negrão

Educador Corporativo e Consultor

Escrito por Celso Negrao às 10h21

Publicidade

shadow


Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.