Fonte: Valeu a Pena! Carta ao pequeno empresário de alma grande, Marco Aurélio Ferreira Vianna, Editora Gente.
1-Conheça profundamente seu negócio, seu mercado e sua clientela. Só assim vai dominar as peculiaridades de seu ramo de atividade.
2-Tenha sempre em foco os resultados financeiros e avalie constantemente se eles são condizentes com os esforços despendidos e os riscos assumidos.
3-Estabeleça metas realistas, porém ambiciosas, dando a sua empresa um ritmo de melhoria contínua e crescimento permanente.
4-Reinvista o máximo de seus lucros no próprio empreendimento.
5-Avalie desde o início e de forma isenta e contínua, as qualidades e defeitos de sua organização.
6-Busque constantemente caminhos alternativos para atingir seus objetivos.
7-Supere as expectativas de seus clientes, porque ele é o objetivo mais nobre de sua empreitada.
8-Modele seu negócio mirando as empresas líderes e consideradas excelentes.
9-Forme uma cultura empresarial norteada por princípios éticos e morais sólidos e claros.
10-Integre seu pessoal, buscando formar um grupo que multiplique os esforços de cada um.
11-Prepare-se para algumas derrotas. No caminho do sucesso elas são inevitáveis e podem até ajudar se você souber extrair ensinamentos delas.
12-Saia sempre da zona de conforto incorporando novas informações.
13-Estude muito, amplie seus horizontes. Mantenha sempre o interesse pela aquisição de conhecimentos.
14-Procure ter uma visão geral sobre o mundo dos negócios para não ficar restrito ao ramo que atua.
15-Cultive a organização e a disciplina.