
Nos dias atuais, é cada vez mais comum que os casais adiem a gestação. Contudo, a partir dos 35 anos, é natural que tanto mulheres como homens tenham uma queda em sua capacidade fértil, o que pode comprometer o planejamento familiar. Embora este seja um processo natural da vida humana, não é um problema irreversível.
Listamos abaixo algumas dicas para que você possa preservar a fertilidade por mais tempo, enquanto se dedica a outros setores de sua vida pessoal, familiar e/ou profissional.
O que fazer para preservar a fertilidade?
- Cultive hábitos saudáveis
A fertilidade está diretamente atrelada à saúde, e adotar hábitos saudáveis é uma das melhores formas de preservar a capacidade fértil. Há três pilares fundamentais para uma vida saudável:
- Alimentação saudável: excesso de gorduras trans e alimentos processados interferem na qualidade dos óvulos. E contrapartida, frutas, verduras e legumes devem fazer parte de sua dieta diária;
- Atividade física: pratique atividade física com moderação. Tanto o sedentarismo quanto o excesso de atividade física interferem na função hormonal e, em consequência, na fertilidade;
- Qualidade do sono: a melatonina é responsável por regular a qualidade do sono e, por ser um agente antioxidante, também preserva a fertilidade pois garante a qualidade dos óvulos.
- Cuidado com o estresse
Altos níveis de estresse acarretam alterações hormonais, o que pode causar atrasos no ciclo menstrual ou até mesmo a ausência dele, conhecido como amenorreia. Algumas práticas, diárias ou semanais, podem auxiliar na diminuição do estresse, tais como:
- Meditação: atividade relaxante e de autoconhecimento;
- Yoga: ajuda a relaxar e na flexibilização do corpo;
- Atividade física: produz serotonina e endorfina, causando a sensação de bem-estar;
- Momentos de socialização com familiares e/ou amigos: melhora o humor, diminuindo assim o estresse.
- Atente-se aos sinais de seu corpo
Muitas vezes podemos verificar a qualidade de nossa saúde tirando alguns minutinhos para ouvir nosso corpo. Fique atenta a regularidade de seu ciclo menstrual, porque alterações hormonais se manifestam nele por meio de:
- Aumento ou diminuição de ciclo menstrual;
- Maior ou menor quantidade de fluxo menstrual;
- Ausência de ciclo menstrual;
- Cólicas severas.
Se você sentir essas alterações no decorrer dos meses, é hora de atentar-se à nossa próxima dica para preservar sua fertilidade.
- Consulte regularmente um ginecologista
É crucial que você tenha consultas de rotina, e não procure um médico apenas quando for necessário avaliar alguma situação específica de sua saúde ginecológica. Caso você tenha um bom estado clínico de saúde, é recomendado consultar um ginecologista ao menos uma vez ao ano. Se você tem acima de 30 anos, recomenda-se também avaliar a reserva ovariana anualmente.
- Considere o congelamento de óvulos e espermatozoides
O congelamento de óvulos, embriões, gametas e espermatozoides é recomendado para indivíduos ou casais que querem adiar o momento de gerar uma vida.
À semelhança dos tratamentos de fertilização in vitro realizados com óvulos e embriões frescos, as taxas de gravidez a partir de congelamentos são proporcionais e cientificamente seguras, sendo uma boa opção até mesmo para pacientes em tratamento oncológico.