shadow

Você sabe como aumentar a produtividade em suas tarefas diárias?

Podemos dizer que um dos grandes males da atualidade, com certeza, é a falta de tempo. Você também já sofreu ou sofre desse mal? Imagino que sim!

Pois ser mãe, ter que cuidar da casa e dos filhos e ainda ser empreendedora, não é fácil! Apesar disso, essa é a realidade de muitas de nós, não é mesmo?

E você já teve aquela sensação de que o dia passou e você não fez nada? Mesmo não tendo tido sequer uma horinha para se sentar e descansar? Imagino que sim, pois eu também passo por isso, às vezes.

produtividade

O problema é que quando isso acontece todos os dias, nós acabamos nos sentindo insatisfeitas, infelizes e até mesmo culpadas, não é mesmo? É aquele cansaço que nunca passa, mas ao mesmo tempo, aquela sensação de que se pararmos um pouco, tudo vai sair dos eixos.

Se esse é o seu caso, tenho certeza de que você também ficaria feliz de ter algumas horinhas extras por dia. Mas infelizmente, nosso dia tem apenas 24 horas e isso é impossível mudar!

Apesar de não poder mudar nosso tempo, podemos sim, mudar nossa rotina, adotar algumas práticas e consequentemente a produtividade aumentará.

E é justamente para te ajudar com isso, que decidi escrever esse artigo! As dicas que você vai ver abaixo tem me ajudado muito na produtividade do meu trabalho.

Depois de descobrir esses passos e aplicá-los a sua rotina, você vai ver a diferença! Tenho certeza de que você vai conseguir fazer muito mais no dia a dia e, ainda de quebra, vai ter algumas horinhas a mais por semana para descansar e aproveitar com os seus filhos.

Ficou curiosa? Confira abaixo.

eficiência

8 Dicas para Aumentar a Produtividade

 

1 – Saiba quais são as suas prioridades

O primeiro passo para ter produtividade é saber quais são as suas prioridades. Ter uma lista enorme de tarefas todos os dias e tentar riscar uma a uma não funciona e só vai te deixar frustrada!

Portanto, o primeiro exercício é fazer uma lista de quais são as prioridades da sua vida. São seus filhos? Seu empreendimento? Cuidar da sua casa? Sua carreira?

Faça uma lista e numere-a das mais importantes para as menos importantes. Quando você define suas prioridades fica mais fácil saber ao que você deve dar mais atenção no dia a dia.

Procure organizar o seu dia a dia de acordo com essas prioridades. Se você nunca fez isso antes, talvez seja difícil de abandonar velhos hábitos no começo. No entanto, com a prática isso se tornará natural para você.

 

2 – Tenha uma agenda

Muitas pessoas acreditam que ter uma agenda é tempo perdido. No entanto, com uma agenda fica muito mais fácil visualizar tudo o que você precisa fazer e não se esquecer de nada.

Portanto, desenvolva o hábito de sempre pela noite, antes de dormir, anotar quais são as tarefas do dia seguinte. Isso te ajuda a dormir melhor, pois você não precisa ficar se preocupando depois de ter ido se deitar.

Além disso, destaque sempre quais são as 3 tarefas mais importantes para aquele dia. Concentre seus esforços naquelas tarefas e, se possível, resolva-as logo pela manhã.

Dessa forma, você garante que as tarefas mais importantes serão realizadas. E, ao realizar essas tarefas pela manhã, você garante que ficará mais tranquila o resto do dia. Pois sabe que o mais importante já foi feito!

O hábito de ter uma agenda te ajuda a se manter muito mais disciplinada, a cumprir prazos e a ficar focada no que é mais importante.

E, além de tudo isso, também é muito bom porque isso nos dá uma sensação de que realmente estamos realizando o que precisamos e queremos. A sensação de riscar uma tarefa da lista depois de completá-la é ótima também para nossa motivação!

 

3 – Use o conceito de sprints

Você já ouviu falar no conceito de sprints? Talvez você até já tenha ouvido falar, mas não nesse contexto. Mas não se preocupe, pois eu explico bem o que quero dizer!

Sprint vem do Inglês e são aquelas corridas curtas e de velocidade. Nessas corridas, a ideia é de que o corredor dê o máximo de si, alcançando o topo do seu desempenho, mas por um curto período de tempo.

Na produtividade, o conceito de sprints ganhou espaço com o jornalista americano Tony Schwartz.

Num dos seus livros, ele fala que a maioria das pessoas passa a vida toda tentando correr uma maratona, uma corrida longa e cansativa. E que, no entanto, não levamos em consideração que nossa energia e nossa motivação são temporárias.

Para resolver esse problema, em vez de tentar correr uma maratona, devíamos optar pelos sprints.

Isso quer dizer que, em vez de tentar passar o dia todo desenvolvendo toda aquela lista interminável de tarefas, devíamos focar em algumas tarefas importantes, e dar tudo de nós quando estamos realizando estas tarefas.

Na prática, para nós, empreendedoras, em vez de passar o dia todo com o computador ligado, tentando trabalhar em nosso próprio negócio, enquanto lavamos louça, alimentamos as crianças… Devíamos tirar algumas horas por dia apenas para trabalhar com o nosso projeto.

Portanto, separe quantas horas puder por dia, só para trabalhar com o seu negócio online. Com o máximo de energia, foco e concentração total no que esta fazendo naquele momento. Segundo Schwartz, esse é o segredo para alcançarmos muito mais em períodos de tempo muito mais curtos.

 

4 – Evite multitarefas

Complementando o tópico acima, portanto, também é muito importante destacar que você deve evitar as multitarefas. Nem sempre, mas no tópico abaixo você vai entender o motivo.

As multitarefas, em alguns casos, não são indicadas! Justamente naqueles momentos em que você está fazendo algo importante e que precisa dedicar sua atenção. Como por exemplo, trabalhando, mandando e-mails importantes ou qualquer coisa do tipo.

Quando você opta por fazer algo importante, como por exemplo, escrever um artigo para o seu blog e fazer algo mais ao mesmo tempo. O seu desempenho cai pela metade e você vai demorar o dobro do tempo que demoraria para fazer uma única tarefa.

Ou seja, você não vai ter um resultado tão bom e vai perder ainda mais tempo! Portanto, nesses casos, evite ao máximo as multitarefas e tenha horários específicos para fazer as coisas importantes.

 

5 – Crie blocos de tarefas

Como eu disse acima, na hora de fazer coisas importantes, você deve fazer uma única coisa de cada vez.

Apesar disso, para tarefas que não são importantes ou que não exigem tanta atenção, podem ser agrupadas em blocos de tarefas.

Por exemplo, digamos que você precise sair de casa para pagar contas, ir ao supermercado e levar as crianças na escola. Você pode organizar sua rotina de modo a fazer tudo isso de uma única vez.

Ou então, você pode também aproveitar para lavar roupa e lavar a louça enquanto está com a comida no fogo. Dessa forma, você já faz várias coisas ao mesmo tempo e se livra de diversas tarefas em menos tempo.

Procure pensar na sua rotina e ver todas as tarefas que não são importantes e que você pode organizar em pequenos blocos. Assim você ganha tempo para as coisas que realmente são importantes.

 

6 – Outra pessoa pode fazer?

Outra dica que pode ajudar muito você a usar o seu tempo no que realmente importa é se perguntar: dá para outra pessoa fazer?

Se você, por exemplo, puder pagar alguém para cuidar da limpeza e organização da casa, por que não? Ou então, se você tem filhos adolescentes, talvez eles possam ajudar com algumas tarefas, como lavar a louça, arrumar o próprio quarto etc.

E até mesmo em relação ao seu negócio digital. Se você não tem muito tempo livre, você pode terceirizar algumas tarefas e pagar profissionais para fazerem parte do trabalho para você. Como criar o seu site, os artigos do blog, o gerenciamento das redes sociais etc.

Com pequenas mudanças sua rotina irá ficar muito simples e você terá mais tempo para fazer o que você realmente precisa fazer. E, quem sabe, até mesmo um tempinho para você descansar, não é mesmo?

 

7 – Descubra o poder de dizer “não”

Muitas mulheres que conheço têm uma dificuldade enorme em dizer “não”. E, como consequência disso, acabam fazendo tudo o que todas as pessoas ao redor precisam. Mas raramente têm tempo para si mesmas e para descansar.

Você também é uma dessas mães? Bom, sinto lhe informar, o problema é que os dias e meses vão passando e você vai cuidando de todo mundo e menos de você. E, um belo dia é bem provável que você perceba o quanto isso te faz mal!

Portanto, aqui vai outro exercício (que sei que será muito difícil para algumas de vocês), da próxima vez que alguém te perguntar se você pode fazer alguma coisa, pense antes de responder!

Pense, por exemplo, se essa pessoa não pode fazer isso sozinha, ou se não há outra pessoa que possa ajudá-la.

O objetivo, com isso, não é o de que você não faça nada por ninguém e passe a pensar só em você. Mas o de que você aprenda a se priorizar e, além de ajudar os outros, ter tempo para você também.

Você não precisa dizer não todas as vezes. Mas se quer realmente construir um negócio de sucesso e ter tempo para você e para as coisas que você ama, acredite, você vai precisar a dizer não de vez em quando.

 

8 – Celebre!

Ufa! Esse é o último dos nossos 8 passos para que você ganhe mais produtividade. Esse passo, apesar de parecer bem simples, é um passo que a maioria das mulheres ignora.

Pense um pouco, qual foi a última vez que você se permitiu celebrar as suas conquistas, ou mesmo celebrar a mulher incrível que você é? Afinal de contas, ser mãe e empreendedora não é fácil e não é para qualquer um!

Por isso, esse último passo é também um desafio para muitas de nós: celebre! Tire um tempo por semana só para você ou para fazer algo que você realmente goste!

Tenha certeza que depois desse tempinho, você vai começar o próximo dia cheia de energia, de motivação e de vontade de realizar tudo o que você sempre sonhou.

E, mais do que se permitir celebrar uma vez ou outra, faça disso um hábito! Habitue-se a celebrar todas as suas conquistas. Pois na maior parte do tempo, só nos cobramos e quando realizamos algo bom, nem nos lembramos de aproveitar o momento.

Se você puder, adote um sistema de recompensas. Para isso, estabeleça metas e objetivos e toda vez que cumprir uma dessas metas se dê um presente, tire um tempo livre ou faça algo que você gosta.

Não se esqueça que construir o que desejamos é importante, mas aproveitar a vida e tudo o que ela nos oferece de bom também é muito importante!

 

Pronta para virar uma mamãe super produtiva?

motivação

E então, ficou animada com o passo a passo acima? Espero que sim! Aplique-as no seu dia a dia e veja a diferença que elas podem fazer por você.

Como você pode perceber são 8 passos simples, pelo menos na teoria. Provavelmente quando você estiver aplicando esses passos na rotina, você terá algumas dificuldades e a tendência é voltarmos para a zona de conforto.

Mesmo quando isso acontecer, continue tentando e, dentro de algumas semanas você verá a diferença que isso fará, não apenas na sua rotina, mas na sua vida!

produtividade, sem dúvidas, é uma das chaves para realizar tudo aquilo que você sempre sonhou. E muito mais! Por isso, seja forte e se comprometa a esse ideal de ser mais produtiva!

Ah, e, já sabe! Não se esqueça de dividir sua experiência comigo nos comentários. Diga quais são os passos que você considera mais importantes. Ou mesmo se você tiver alguma dica que eu não falei, deixe-a nos comentários também.

Juntas somos muito mais fortes! E bola para frente, que é hora de conquistar os nossos sonhos!

 

Publicidade

shadow

Artigos Relacionaods



Deixe uma resposta