shadow

por Beto Mansur

“Pessoal, o que seriam Moral e Ética? Além de fazerem parte da vida do ser humano, também estão no mundo do empreendedorismo?”

Com essas indagações, damos inicio às nossas palestras sobre Moral e Ética nas empresas. Dentro deste contexto, vamos retornar às situações pensadas e praticadas na Grécia Antiga, uma vez que foi lá que esses termos, essencialmente da vida humana, tiveram ponto de partida no que diz respeito à construção do comportamento.

Falamos de construção do comportamento pelo assentamento de idéias, sobre idéias que aconteceram pelo agir, sentir e pensar dos homens e que os estudiosos da Filosofia têm investigado os pontos de vista em torno desses dois termos.

O termo Moral tem origem latina na palavra mos (pensar sobre). Já a palavra Ética tem origem grega, ethos (agir sobre). No entanto, estes dois termos com o passar do tempo, tornaram-se sinônimos de comportamento dos Homens e das Empresas. Assim, pela Moral temos o poder de criar idéias, ou seja, imaginar como será o agir e o sentir. E, pela Ética, temos o poder de praticar aquilo que sentimos e pensamos.

Parafraseando o Professor de Filosofia, Geraldo Luiz de Souza, do Curso Universitário de Londrina–PR: “Porém, a Moral se refere às normas ou regras que regem (ou deveriam reger) certos aspectos da conduta humana; a Ética se aplica à disciplina filosófica que trata de estabelecer os fundamentos e a validade das normas morais e dos juízos de valor ou de apreciação sobre as ações humanas qualificadas de boas e más”.

Assim, ética é o comportar-se de forma individual ou coletiva por ações justas e para o bem, no propósito de ajudar o ser humano a conquistar seu apogeu.

Hoje, no mundo contemporâneo, o consumidor exigente busca relacionar-se com empresas que contribuem para a construção de um mundo atual e justo; que praticam ações dignas de uma empresa responsável, ou seja, empresas com atitudes às claras e com relacionamentos eficazes junto à sua clientela.

Portanto, estimado empresário, para conquistar credibilidade – o bem mais valioso do mundo empresarial –, pratique ações justas e para o bem. Pode acreditar, você se surpreenderá com os resultados.

Beto Mansur
Advogado pela UEM – PR, Qualificação Empretec pela ONU/Sebrae, Diretor de Marketing da Bem Bonito Materiais Artísticos, de Londrina – PR, Colunista da Revista da Cidade, de Arapongas – PR, Pós-graduando em Empreendedorismo pela Universidade Norte do PR; professor do Curso Pré-vestibular Universitário, de Londrina e palestrante de Empreendedorismo, História e Sociologia.

Publicidade

shadow


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.