shadow

A inteligência emocional é um dos principais fatores para ter sucesso na profissão, na relação interpessoal e para a automotivação. O desenvolvimento da inteligência emocional gera autogestão, consciência social e maior probabilidade no alcance de objetivos e metas de vida. Esta inteligência está relacionada a elementos fundamentais no comportamento, que independem do intelecto. A inteligência emocional é flexível e pode ser aprendida com a prática.
Algumas pessoas possuem essa inteligência mais elevada que outras, contudo fatores ambientais e treinamentos comportamentais podem ser desenvolvidos com o objetivo de desenvolver tal inteligência. Algumas características podem ser destacadas no comportamento de pessoas que possuem alto ou baixo quociente emocional, como por exemplo, agressividade, autoritarismo, resistência a mudanças ,perfeccionismo, impulsividade ,são atitudes que denotam baixa inteligência emocional.
Força de vontade, persuasão, facilidade em ouvir, consistência, carisma, organização, entusiasmo, decisão e paciência são algumas características que denotam um nível mais elevado de inteligência emocional. A inteligência emocional consiste na capacidade de perceber e interpretar as próprias emoções, bem como gerir e interpretar as emoções das pessoas que estão no nosso convívio social.

Alguns resultados científicos comprovam que a inteligência emocional é essencial para manter a saúde em um bom estado .(Hassan e colaboradores 2015)Uma das características mais importantes da inteligência emocional é a capacidade de tomar decisões de forma adequada, controlar impulsos e de adaptar-se a situações distintas, ser empático ,inspirar e influenciar pessoas e gerir conflitos.
Pessoas que não trabalham suas capacidades de inteligência emocional apresenta dificuldade de relacionamento, de adaptação à mudanças, de lidar com situações imprevistas e intolerância.
Contudo, podemos adotar algumas atitudes no nosso dia a dia, para desenvolver aspectos emocionais importantes, como por exemplo:
– Refletir sobre seus valores. Saber o que é importante para você contribui para o seu autoconhecimento e ajuda a prever as suas próprias reações.
– Esperar um tempo antes de agir. Atrasar a sua reação emocional pode evitar desgastes desnecessários causados por uma “explosão”.
– Desenvolver a consciência de que os vínculos e os conflitos são passageiros aumenta a sua resiliência.
– Distancie suas distrações ao interagir socialmente. É impossível perceber as emoções do outro se você não é capaz de ouvi-lo.
Em suma, para desenvolvermos a inteligência emocional é necessário primeiro desenvolver um olhar para si, possuir o autoconhecimento dos nossos sentimentos, potencialidades e limitações, e assim poderemos nos relacionar de maneira saudável com o ambiente externo que nos cerca.

 

*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.

Publicidade

shadow

Artigos Relacionaods



Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.