Conhecimento sobre os propósitos empresais é fundamental para melhores tomadas de decisão
Um time que esteja alinhado com as mensagens e posicionamentos da organização é fundamental para sair na frente quanto o assunto é reputação, afinal, ela é o segredo da atração de novos talentos.
Por isso, separamos as 6 principais razões para ter um time que conhece e se alinha ao posicionamento da empresa. Confira:
Razão 1: Alinhamento traz bem-estar que traz resultados!
Quando as pessoas se sentem motivadas e engajadas, nutrem o sentimento de felicidade e bem-estar no trabalho. Segundo duas pesquisas internacionais, o time que gera sentimentos positivos têm resultados satisfatórios além dos esperados (podendo chegar até 37%), e um aumento de três vezes mais na criatividade dos serviços.
O que o sentimento de felicidade tem a ver com a reputação? É simples! Se os times estão bem alinhados e orientados corretamente, ajudam na ampliação da reputação da empresa. Isso porque as pessoas acabam, mesmo sem querer, se tornando porta-vozes ou especialistas da corporação para o mundo! A credibilidade e segurança sobre opiniões de quem trabalha dentro das organizações é um dos principais pilares procurados pelos stakeholders. Uma opinião positiva muda tudo!
Razão 2: Conhecer serviços e produtos = mais stakeholders
Um time que conhece muito bem os serviços e produtos da empresa geram uma procura maior pelos clientes. Quando investidores entram em contato com as companhias, estão, na verdade, buscando informações e orientações totalmente diferenciadas do que já convivem todos os dias.
Além de gerar relacionamento com possíveis stakeholders, um bom conhecimento do posicionamento e mensagens coloca a prova a confiança entre empresa e time. Isso porque a reputação tem base nas ações da empresa, principalmente nas promessas feitas no fechamento do contrato. Por isso, é extremamente importante saber cada detalhe da empresa: “O que pode? O que não pode? O que pode dar errado? O que é autorizado pela empresa?” são perguntas importantes para serem colocadas em pauta, afinal, ninguém quer perder clientes, não é mesmo?!
Razão 3: Entender sobre o posicionamento da empresa: bons resultados à vista!
Ainda se encontram dentro das corporações pessoas incapacitadas para o gerenciamento de crises. Quantas vezes você já não recebeu alguma mensagem incoerente ou sem sentido numa crise? Um exemplo claro que podemos citar aqui é sobre as queimadas da Amazônia. Muitas fakes news espalhadas nas redes, informações governamentais desencontradas e uma assessoria de imprensa que não deu praticamente nenhum posicionamento a respeito.
Segundo uma pesquisa global realizada pela Serasa Experiencia, 9 em cada 10 empresas tem a reputação afetada pela má qualidade de seus dados. É um número assustador quando paramos para pensar no volume de estratégias que os profissionais têm na manga para se livrar de crises. Por isso, volto a ressaltar a importância de conhecer muito o posicionamento da empresa ou do cliente que você está trabalhando, exatamente para evitar gafes e crises desnecessárias.
Razão 4: Mais ações, menos palavras
Vivemos no século XXI, e o que mais encontramos no mercado hoje é competitividade. Quem tem o melhor trabalho e as melhores estratégias, ganha. Por isso, o conhecimento sobre o posicionamento da empresa tem que ser obrigatório a todos que trabalham nela. Hoje, uma empresa ganha destaque na mídia e aos olhares dos stakeholders não com palavras e um bom discurso (mesmo que sejam maravilhosos e nunca ouvidos antes), mas sim com ações e atividades positivas não apenas para o miolo, ou seja, dentro da empresa, mas para fora também, como uma ação social, por exemplo. Mas não esqueça: para promover estas ações que elevam porcentagem da reputação, existe por trás todo um estudo por parte dos times corporativos. Para aparecer na mídia, é importante investigar o que eles procuram, o que se destaca da concorrência afinal, notícias são mais impactantes na decisão de compra, indica pesquisa com consumidores.
Razão 5: Qual imagem a empresa quer transmitir ao mundo?
Esta é uma das perguntas que muitas pessoas não sabem responder (mesmo trabalhando por muitos anos dentro da empresa). Por isso, é importante a busca incessante para entender melhor sobre o que é a empresa, quais são seus objetivos, qual ou quais as mensagens que ela quer transmitir. É preciso ter cuidado para responder estas perguntas. Qualquer informação errada ou incoerente, uma crise será instalada. Aqui estamos nos referindo a uma crise séria na identidade da empresa.
Razão 6: Depois do conhecimento, inovar!
Outro ponto crucial para a o aumento positivo da reputação é a inovação. A empresa que tem um time que conhece a linha editorial da empresa já está pronta para bolar estratégias diferenciadas da concorrência. Além de manter os clientes ligados a marca, chama a atenção de possíveis clientes. Segundo uma pesquisa realizada pela State of The Connected Customer, os consumidores são mais fiéis a empresas com boa reputação. Ou seja, quanto mais a empresa elevar seu nível de reputação, e as pessoas que trabalham nas companhias conhecerem sobre ela, a chance de ter o número de contratos fechados é maior.
Fonte>: https://engajecomunicacao.com/2020/11/25/alinhamento_e_reputacao/