shadow

por Sérgio Fadel

Não há como negar, dez entre dez especialistas de varejo vão confirmar que todo sucesso de seu negócio vai estar diretamente ligado ao ponto comercial escolhido. Se imaginarmos que a longevidade do seu negócio será de pelo menos 10 anos, essa decisão que levará algo em torno de 15 dias será fundamental para todo seu negócio. Seria como decidirmos em 15 segundos o que faríamos durante 1 hora. Por esse motivo vale gastar alguns dias a mais, para ter certeza do que se estará fazendo.

Tudo isso está diretamente ligado ao comportamento do consumidor, pois será dele que dependerá as suas vendas. Que tipo de comportamento ele tem, se ele procura por seu tipo de negócio, se tem facilidade de acesso, se ele consegue visualizar bem o seu negócio, etc.

Existem coisas que num primeiro momento não parecem importantes mas que podem definir seu sucesso, como por exemplo a existência de obstáculos, como escadas, pois muitas vezes o consumidor deixa de entrar num local, simplesmente porquê tem que subir alguns degraus.

Hoje em dia a precisão está chegando a tal ponto que os supermercados, mantém equipes de pessoas que ficam filmando os consumidores para ver quanto tempo ele gasta em frente a uma gôndola (prateleira) e em que posição ele fica mais olhando. Onde os melhores locais para colocação de um produto é disputado a preço de ouro, onde os supermercados chegam a cobrar “aluguéis” por esses melhores espaços.

Numa dimensão maior, o mesmo acontece com pontos comerciais, pois dentro de um Shopping , qualquer detalhe pode ser fundamental. Pontos que possuem um fluxo maior de pessoas são os mais valorizados, geralmente em saídas de escadas, elevadores, estacionamentos de grande fluxo e atualmente os que estão próximos a cinemas do tipo Multiplex, pois atualmente estão sendo grande geradores de tráfego nos Shoppings.

É importante tomar certos cuidados, pois muitas vezes um Shopping pode ter um comportamento inicial que não se refletirá depois de alguns meses, pois o consumidor poderá deixar de freqüentá-lo posteriormente. Consideramos que um Shopping é consolidado quando passa por dois Natais, após esse período se terá mais certeza de sua performance, e mais certeza de retorno de capital.

Sérgio Fadel
sergiofadel@acgef.com.br
Tel.: 3034-5515

Publicidade

shadow


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.