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BOM ATENDIMENTO OU ATENDIMENTO PROFISSIONAL?

por Daniela de Oliveira

Tenho observado, nos lugares que freqüento o atendimento ao cliente. A falta de treinamento adequado e o despreparo de quem atua no atendimento é evidente.

Quantas vezes vemos empresas investindo em estrutura, tecnologia, etc. Mas infelizmente esquecem-se do principal: Na maneira em que seu cliente está sendo atendido. Nos meus treinamentos sempre abordo o assunto. “Você faz um bom atendimento?” Todos respondem que “sim”. Mas o que queremos na realidade não é um bom atendimento, mas sim um atendimento profissional. Aí você me pergunta: “Qual a diferença?”

Certa vez estava numa Clínica Médica de renome, excelênte estrutura, equipamentos de última geração, vista para o mar… Mas as recepcionistas… Atendiam bem, eram prestativas e corteses. Porém, não sentavam adequadamente, uma reclamou que estava com dor de cabeça na frente dos clientes, outra começou a contar o que comeu no dia anterior e o mal que tinha lhe feito, chamavam o cliente de “meu amor”, “benzinho”, “você”, etc. Elas não atendiam mal, porém não eram nem um pouco profissionais.

É claro que não perdi a oportunidade de poder treiná-las. Quando nos prestamos a trabalhar, temos que adaptar a nossa conduta do dia-a-dia, a uma conduta profissional. Veja abaixo algumas dicas:

– Sempre chame o cliente de “senhor/senhora” ou pelo nome.
– Faça sempre uso das expressões: por favor, obrigado, pois não, etc.
– Lembre-se sempre da expressão: “Em que posso ajudá-lo?”
– Fale em tom de voz audível.
– Nunca fale de assuntos pessoais na frente dos clientes.
– Não chupe balas, chicletes e evite comer no ambiente de trabalho.
– Evite gargalhadas e cochichos às vistas dos clientes.
– Fale olhando nos olhos.
– Se estiver ao telefone e chegar alguém, peça licença ao interlocutor e convide para sentar e/ou esperar um instante a pessoa que chegou e continue a conversa ao telefone. Não deixe ninguém sem atenção!
– Esqueça definitivamente os diminutivos.

Essas são apenas algumas dicas para prestar um atendimento profissional. Pratique-as!

E você, presta um bom atendimento?

Daniela de Oliveira

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