shadow

por Sérgio Fadel

Todo dia observamos novos comércios sendo abertos e também sendo fechados. Sabemos que um conjunto de fatores contribui para seu sucesso ou fracasso, tais como: tipo de negócio escolhido, dedicação do proprietário, aporte financeiro, etc. E igualmente importante é o ponto onde será montado o negócio, que poderá ser decisivo para seu sucesso.

Não é difícil observamos que, às vezes, numa mesma rua podemos ter negócios que dão certo de um lado e outros que fracassam do outro lado da rua. Mesmo em Shoppings de grande movimento isso acontece; é o que denominamos de pontos “micados” que se localizam em corredores que ficam às moscas. Mas como isso se explica?

Ao certo não existe verdade absoluta, pois dependem de vários fatores, como lojas vizinhas, concorrência, preço, atendimento, etc. Mas o seu sucesso, de maneira geral, dependerá do fluxo de pessoas que passam em frente ao seu negócio. E existem algumas técnicas que poderão auxiliá-los na escolha de um ponto.

As mais comuns e que algumas redes norte americanas utilizam é a de contar o fluxo de pessoas ou de carros que passam em frente ao ponto escolhido, pois poderá nos dar uma aproximação do número de consumidores que poderemos ter em nosso negócio. De que forma? Basta observar outro negócio similar ao que se irá montar e observar o que chamamos de taxa de captação (ou conversão), que é a porcentagem de pessoas que entram e consomem o produto dentro da loja em relação ao número de pessoas que passam. A partir daí traça-se um paralelo que poderá lhe dar uma noção de seu resultado.

Claro que deve-se observar durante um bom período para verificar se existem sazonalidades de consumo (entenda-se diferenças do comportamento do consumidores durante o dia, semana, mês e ano). Em média pode-se obter uma boa noção realizando a medição por pelo menos uma semana completa.

Fica aqui a recomendação para quem vai montar seu negócio, que quanto mais gente te ver melhor será. Vale o ditado de que quanto mais você aparecer e saltar à vista de seus consumidores, melhor será para o seu negócio.

Sérgio Fadel
sergiofadel@acgef.com.br

Publicidade

shadow


Comments

  1. Avatar

    Arlen    

    Boa Noite Sergio.
    Estou com capital de R$ 30.000 e quero montar um comercio em Limeira-SP. Na cidade tem uma pessoa passando o ponto de uma lanchonete numa rua bem movimentada por R$ 10.000 com clientela formada ha 8 anos. Duvida: É melhor montar e começar do zero ou comprar esse pronto?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.