Ninguém consegue conquistar uma carreira de sucesso sem saber o que de fato quer fazer, sem traçar seus objetivos e principalmente ter paixão pelo que faz.
Existem no mercado muitos profissionais que almeja um cargo melhor, uma situação financeira melhor e acha que escolhendo a profissão “mais promissora” vai resolver toda sua situação. E que profissão é essa tão promissora que muitos correm atrás ao invés de fazer o que gosta?
Há pessoas que buscam em outras a oportunidade de se promover porque vê seu amigo conseguido seu espaço e muitas vezes esquecem que aquela profissão está sendo promissora para seu amigo porque é o que ele realmente gosta de fazer, que ele vem investindo e se capacitando para chegar a seu objetivo.
Para se tornar um profissional bem sucedido alguns fatores são indispensáveis como ter atitude inovadora, foco, pró-atividade, disciplina, comunicação, controle emocional, possuir metas, ética, buscar excelência em trabalho em equipe, liderança, visão sistêmica e está sempre se atualizando sobre o mercado que atua.
Ao invés de trazer o problema, seja a solução deles!
Deparo-me muitas vezes com alguns profissionais que passam a vida lamentando por determinada situação e ao invés de tentar resolver, acreditam que a melhor forma é arrumar o culpado. Isso não dar certo!
Hoje as empresas necessitam de profissionais de visão, que estão sempre dispostos a solucionar os problemas, que levam nas dificuldades uma oportunidade de crescer e ajudam a empresa a crescer efetivamente.
Estude! A capacitação profissional é fundamental nesse processo. O grande diferencial do profissional de sucesso é a capacidade que ele tem de mostrar tudo àquilo que vem aprendendo todos os dias através dos avanços tecnológicos de sua profissão. Educação, inteligência, talento e habilidades são características importantes para conseguir seu espaço.
Por fim, é importante vivenciar várias subáreas da profissão, conhecer o mercado que atua e colocar em prática todas as ideias.
*Andréia Costa, Consultora Financeira com atuação nas áreas administrativas e contábil, através de outas mídias dá dicas de como controlar as finanças pessoais e empresariais.
Capacidade de decisão e resolução de problemas, habilidade para negociações, persuasão, discernimento, facilidade de relacionamento, visão de negócio e responsabilidade por resultados.