Dicas Práticasz-Posts

Confira as 5 melhores dicas de como sair da crise financeira

No momento atual, muitas pessoas, principalmente pequenos e médios empreendedores, estão sofrendo com problemas financeiros, uma vez que perceberam os seus rendimentos diminuírem por conta das medidas de isolamento social.

No momento atual, muitas pessoas, principalmente pequenos e médios empreendedores, estão sofrendo com problemas financeiros, uma vez que perceberam os seus rendimentos diminuírem por conta das medidas de isolamento social.

Por isso, neste post, você entenderá quais as melhores dicas de como sair da crise financeira e conseguir fazer com que a sua organização volte a crescer, ter mais clientes e lucrar bastante.

1. Faça uma análise da sua empresa

 

Antes de tomar qualquer atitude durante uma crise financeira, é importante avaliar, na prática, como está o estado da sua empresa, buscando entender quais foram os eventos que ocasionaram esse problema e se perguntar: “crise financeira: como superar?”

Caso sejam fatores externos, é importante estudar o que está acontecendo e como isso está afetando a sua empresa. Porém, caso seja um problema interno, é interessante buscar entender quais foram os erros ou problemas que ocasionaram a sua queda financeira.

Com sua análise feita, será mais fácil ter um panorama da situação e saber o que fazer para alcançar resultados positivos. Tentar resolver o problema às cegas poderá piorar a situação.

Dê uma “geral” na sua empresa, avaliando as contas, o fluxo de caixa e o desempenho dos funcionários. Mesmo que seja um problema externo, ele pode estar sendo agravado por alguma crise interna da sua instituição.

2. Realize um corte de gastos

 

Depois, pode ser interessante avaliar se é possível fazer um corte de gastos dentro da empresa, diminuindo aqueles custos que aparentam não ser tão necessários no momento ou que já são sobressalentes.

Por exemplo: podem existir alguns processos que, pelo modo como estão sendo feitos atualmente, estão gerando custos. Deixá-los mais simples, com poucas pessoas ou burocracias, pode promover uma grande economia.

Um grande erro na hora de cortar gastos é focar setores que, comumente, são vistos como “desperdício” em momentos de desespero sobre como sair de uma crise financeira, mas, na verdade, podem ajudar bastante a empresa a sair dela.

O setor de marketing e comunicação, por exemplo, conta com um papel muito importante de aproximar o seu público e fazer com que novas pessoas tenham uma boa imagem da empresa, o que resultará em novos clientes.

3. Ter um melhor controle dos seus gastos empresariais

 

Você sabe, exatamente, quanto cada setor da sua empresa gasta? É importante conhecer esses dados para saber onde cortar custos. Muitos gestores acabam tendo uma visão única dos gastos da empresa, o que resulta em desorganização.

É preciso delimitar os gastos de cada setor e saber com o que exatamente se configuram os seus custos. Fazendo uma análise mais precisa de como são os processos da empresa e quais os seus respectivos custos, é possível entender quais etapas estão gastando mais do que deveriam ou nem deveriam existir.

Existem alguns programas de gestão que podem auxiliar nessa questão oferecendo para o gestor um controle mais automatizado e preciso de custos, mas também é possível fazer com que cada setor seja responsável por fazer relatórios nesse sentido.

Essa autonomia, inclusive, pode fazer com que a própria equipe consiga elencar gastos excessivos e propor mudanças para que o setor gaste menos mensalmente, mas consiga manter a sua eficiência.

4. Faça uma integração dos setores da sua empresa

 

Para uma empresa ter sucesso, é importante que todos os setores trabalhem juntos, a fim de que exista uma melhor comunicação interna da empresa e que informações possam ser trocadas entre as áreas.

Em momentos de questionamentos sobre o que fazer em meio à crise financeira, essa união precisa estar ainda mais presente, uma vez que, quando os setores trocam informações, fica mais fácil entender qual o real estado da empresa, além disso, as áreas se ajudam para uma melhor agilidade e eficiência em suas atividades.

Um dos setores que mais precisam se comunicar com a empresa, principalmente com a gerência, é o setor financeiro, uma vez que é necessário entender como estão sendo os gastos e os lucros da instituição.

Com base em como está a saúde financeira da sua empresa, é possível pensar em estratégias para aumentar os lucros e diminuir os gastos a fim de que a instituição consiga agir melhor durante esse momento.

5. Evite solicitar crédito, a menos que seja o último recurso

 

É muito importante que você evite, ao máximo possível, endividar a sua empresa durante um período de crise. Em muitos casos, pedir um empréstimo para pagar contas, dívidas ou folhas de pagamento pode ser uma boa ideia a longo prazo, mas pode virar uma bola de neve.

É normal que, em momentos de crises econômicas, os bancos comecem a oferecer empréstimos e outras facilidades para as instituições e pessoas físicas, mas eles podem acabar se tornando uma grande dívida, ainda maior do que as que você tinha anteriormente.

Caso você perceba que a situação ficou crítica ao ponto de necessitar de um empréstimo, é importante pesquisar bem para não ter de pagar uma grande taxa de juros, o que não compensará nesse processo.

Além disso, busque fazer um planejamento da situação financeira da organização e pegue um valor que seja suficiente para quitar as suas dívidas ou fazer um investimento. Adquirir um valor maior do que a sua necessidade pode custar bastante no futuro.

Assim, ao entender melhor quais as melhores dicas para fazer a sua empresa sair da crise financeira, você pode agir com cautela e organização, elaborando as melhores estratégias para fazer a sua organização superar o momento e, até mesmo, desenvolver-se durante os períodos conturbados.

Como explicamos, é importante contar com as áreas de marketing digital e comunicação durante o período de crise. Em nosso blog, temos um outro artigo no qual explicamos qual é o papel da assessoria de imprensa durante a pandemia. Confira!

Por: https://www.engajecomunicacao.com/post/confira-as-5-melhores-dicas-de-como-sair-da-crise-financeira

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo