shadow

O setor empresarial, independente da atuação, desempenha um importante papel na economia brasileira. É por meio das indústrias que torna-se possível ser autossuficiente na produção de mercadorias.

A importância da indústria brasileira também em aumentar a exportação e elevar o consumo de mercadorias produzidas no país.

E para aumentar as suas vendas no mercado interno, muitas indústrias passaram a se aproximar do consumidor, adotando o sistema de franquias para vender mais e reforçar a identidade da marca no mercado.

Essa tendência pode ser uma oportunidade boa da marca para disponibilizar seu produto em diferentes canais de vendas.

Confira nesse texto 5 cases de sucesso de indústrias que se tornaram franquias e conseguiram ter sucesso no mercado.

O que é uma franquia industrial?

As franquias industriais são modelos de colaboração entre os fabricantes.

Por exemplo, o franqueador é o dono do sistema de fabricação e concede a patente da sua marca, possibilitando sua produção e comercialização dentro das regras estabelecidas pelo franqueador, como segredos de fabricação e tecnologia.

De forma geral, esta modalidade de franquia majoritariamente por empresas de grande porte, podendo ser tanto de loja física quanto em e-commerces.

Veja agora exemplo de empresas do setor industrial que adotaram o exemplo de franquias:

1 – Baterias Heliar

Fundado em 1998 na cidade de São Paulo, a indústria do segmento de peças e acessórios iniciou seu modelo de franquia em 2012.

No início, a empresa buscava o sistema de franquias para aumentar suas vendas e sua representatividade no mercado. Para isso, a companhia decidiu implementar seus produtos no varejo e nas lojas virtuais marketplace.

A empresa passou a ter um modelo diferente de venda, tornando-se possível desenvolver e fabricar produtos para serem distribuídos por lojistas terceiros e outros do setor varejista.

Uma das principais vantagens da franquia é a capacidade de ter uma maior proximidade do produto com o consumidor, podendo facilitar a comunicação entre empresa e cliente.

2 – Único Asfaltos

Do segmento de produção de asfalto, a Único Asfaltos é uma empresa que tem mais de 1200 franquias em países como Brasil, Estados Unidos, Colômbia e República Dominicana.

Os franqueados produzem e vendem asfalto tanto para o setor público, quanto privado.

O faturamento médio do franqueado da empresa chega a 35% ao ano.

3 – Casa Brasileira

A Casa Brasileira é uma empresa focada no segmento de móveis planejados. Com Franquias ativas desde 2018, fabrica móveis de diferentes empresas com diferentes formatos.

Para ter uma franquia, é necessário ter um espaço de 100 metros quadrados para instalação, com um investimento inicial de 150 mil reais para cada estabelecimento.

4 – Tiptop

A Tiptop é uma fabricante de roupas para bebês que está aberta desde 1952, mas que abriu franquias apenas em 2008.

Ela conta com mais de 100 franquias em loja física em todo Brasil e, ainda, possui uma loja virtual própria.

Além disso, o site conta com um blog informativo sobre temas relacionados à empresa, aumentando a autoridade da empresa aos seus clientes.

Cada franquia tem um faturamento médio de 80 mil reais por loja, sendo uma das principais franquias do segmento do país.

5 – Primícia

Indústria de 1952 focada no segmento de malas, bolsas e outros artigos de viagem, a Primícia abriu franquia em 2012 com dezenas de lojas no Brasil.

Com faturamento estimado em 120 mil reais por mês, tem uma rentabilidade média entre 10 e 14%.

O site oficial da loja disponibiliza todas as lojas pelo Brasil e sua assistência técnica, disponibilizando os seus contatos.

Se sua indústria quer vender mais? Adote o sistema de franquias!

Agora que você conhece os cases de indústrias de sucesso que abriram franquias, comece a adotar esse modelo para alavancar suas vendas.

Além do resultado de vendas, a indústria tem um relacionamento mais próximo com o cliente, sabendo das tendências e do comportamento do consumidor.

Invista já em franquias para a sua indústria ser um sucesso no mercado!

Publicidade

shadow


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.