shadow

Você acha que funcionário fantasma é coisa de repartição pública?

           

Se você acha que funcionário fantasma é coisa só de repartição pública, está muito enganado. Acredite: o mundo corporativo, isto é, das empresas, também está cheio de assombrações! 

Diferentemente dos fantasmas públicos, que penduram o paletó ou a bolsa na cadeira e recebem salário sem trabalhar, e esclareço aqui que não são todos, pois, tem muito servidor público que é um sucesso e um exemplo para a sociedade, mas em nosso país ainda é a menor turma! 

Outro dia iniciei uma palestra num congresso público com mais de mil servidores e comecei falando assim: “O menino chamou o outro para brincar e disse”: – “Vamos brincar!” E o outro respondeu: – “Vamos, de quê?” E ele disse: – “De funcionário público”. E o outro respondeu novamente: – “E como é que é?” E ele então disse: – “Quem se mexer primeiro, perde!”. 

Foi uma gargalhada geral, porém eu emendei: – “É essa a imagem que a sociedade brasileira tem de vocês”. Houve um silêncio com as pessoas concordando com a cabeça. 

Então mostrei a capa da Revista Veja daquela semana que estampava o concurso público como sendo novamente um grande negócio e que o diferencial que se espera é a competência, o currículo, a atitude e a iniciativa para o trabalho. 

Vamos a nossa colocação inicial: – Isso é coisa somente de empresa pública? Tem muito funcionário que na empresa privada cumpre horário, segue normas, obedece a chefes… O problema é que o trabalho deles não faz a menor diferença, não dá nenhuma visibilidade. Por isso é que os chamo de “fantasmas”. 

Penso assim, como pode alguém querer ter ascensão na carreira se é “invisível” na organização? Não basta trabalhar direito e fazer o que esperam que você faça. De alguma forma você precisa se destacar fazer o seu trabalho aparecer. Não basta ser honesto, precisa parecer ser honesto, vender sua imagem. 

Avalie nesse momento sobre a função que exerce, se ela não requer mais responsabilidades ou que você busque uma nova reciclagem, seja você um líder de empresa ou um servidor do serviço público. Conhecimento não ocupa espaço e atitude é o que faz a diferença. Aliás, conhecimento reduz incertezas.

 Se assim mesmo seu trabalho não causa nenhum “flash”, nenhum impacto, nenhuma visibilidade, o que está esperando para sair daí? 

Mude de vida, busque alternativas, o mundo precisa de pessoas criativas, cooperadoras, que usem suas atitudes a favor do conhecimento e das novas tecnologias. 

Se você mudar, o mundo muda com você. Despeça-se do seu “antigo eu” e abrace uma nova maneira de ser. As oportunidades estão esperando você. Não ofereça desculpas ao mundo, ofereça ação! 

Seja como for, mexa-se. Pois parado você não ficará. Quem fica parado é poste. Ou você melhora ou piora. Lembre-se, a escolha é sua!

 Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

 

* Gilclér Regina, palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs motivacionais que já venderam mais de cinco milhões de exemplares. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, Alemanha, entre outros países… Mais de 2500 palestras realizadas no país e exterior.

Autor

Avatar
Eijy Goto

Publicidade

shadow

Artigos Relacionaods



Deixe uma resposta