
Uma das perguntas mais comuns é: como fazer?
Muitos vendem teorias, possibilidades, necessidades. Agora dizer claramente como fazer são poucos que fazem.
O propósito é este hoje. Serão 3 dicas de fácil resolução e prática. Use cada uma no seu dia a dia.
1. Poucas pessoas?
Muitos departamentos contam com poucas pessoas internamente para fazer o trabalho e mais ainda, um orçamento apertado para novas contratações. Milagres não são opções, então o que fazer?
Treinar a equipe é uma alternativa. Quanto mais preparada, mais ela produz no mesmo tempo de trabalho. Ainda neste conceito, cada um dentro da equipe pode e deve ter o seu tempo otimizado, ou seja, cada segundo é valioso demais para o retrabalho, falta de gestão interna e controles desnecessários.
A tecnologia pode ser uma aliada. Sistemas que tenham workflow, ou seja, que automatizem tarefas internas, podem ganhar tempo e fazer mais com o mesmo número de pessoas.
Pense em quem faz cada tarefa. Hoje é tudo interno? E terceirizar não é uma opção? Se o terceirizado fizer lançamentos, cabe ao departamento extrair relatórios. Se o terceirizado faz a parte operacional e parte da estratégica, resta ao departamento e suas pessoas pensar nas estratégias da empresa e seus rumos dentro das demandas judiciais.
Não temos como fabricar tempo, orçamento ou vitórias, mas temos como otimizar pessoas, fluxos, tarefas e gestão para o sucesso!
2. Estratégico?
Quais são as tarefas e funções internas da sua equipe hoje? Você sabe exatamente o que cada um faz? Como cada um passa o seu tempo? E a produtividade como anda?
Cada minuto deve ser estratégico dentro dos preceitos e escopos da empresa. Ser estratégico significa fazer tarefas que dêem resultados práticos e não apenas as operacionais.
Tarefas operacionais exigem pessoas operacionais. Aproveite a sua equipe na medida de suas aptidões. Sob este ângulo, você perceberá que algumas pessoas são muito “caras” para fazerem determinadas tarefas. Esta análise pode trazer muitos benefícios internos.
3. E na prática, como fazer?
Comece colocando metas em tudo que fizer, estipule tempo, estipule quem irá fazer e com que prazo.
Ou seja, sempre deve ter um responsável, que sabe qual é a sua tarefa e em qual prazo deverá fazer.
São atitudes que fazem a diferença na prática do dia a dia do departamento jurídico.
E você, como vê tudo isto?
______________________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.