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Uma das perguntas mais comuns é:  como fazer?

Muitos vendem teorias, possibilidades, necessidades. Agora dizer claramente como fazer são poucos que fazem.

O propósito é este hoje. Serão 3 dicas de fácil resolução e prática. Use cada uma no seu dia a dia.

1. Poucas pessoas?

Muitos departamentos contam com poucas pessoas internamente para fazer o trabalho e mais ainda, um orçamento apertado para novas contratações. Milagres não são opções, então o que fazer?

Treinar a equipe é uma alternativa. Quanto mais preparada, mais ela produz no mesmo tempo de trabalho. Ainda neste conceito, cada um dentro da equipe pode e deve ter o seu tempo otimizado, ou seja, cada segundo é valioso demais para o retrabalho, falta de gestão interna e controles desnecessários.

A tecnologia pode ser uma aliada. Sistemas que tenham workflow, ou seja, que automatizem tarefas internas, podem ganhar tempo e fazer mais com o mesmo número de pessoas.

Pense em quem faz cada tarefa. Hoje é tudo interno? E terceirizar não é uma opção? Se o terceirizado fizer lançamentos, cabe ao departamento extrair relatórios. Se o terceirizado faz a parte operacional e parte da estratégica, resta ao departamento e suas pessoas pensar nas estratégias da empresa e seus rumos dentro das demandas judiciais.

Não temos como fabricar tempo, orçamento ou vitórias, mas temos como otimizar pessoas, fluxos, tarefas e gestão para o sucesso!

2. Estratégico?

Quais são as tarefas e funções internas da sua equipe hoje? Você sabe exatamente o que cada um faz? Como cada um passa o seu tempo? E a produtividade como anda?

Cada minuto deve ser estratégico dentro dos preceitos e escopos da empresa. Ser estratégico significa fazer tarefas que dêem resultados práticos e não apenas as operacionais.

Tarefas operacionais exigem pessoas operacionais. Aproveite a sua equipe na medida de suas aptidões. Sob este ângulo, você perceberá que algumas pessoas são muito “caras” para fazerem determinadas tarefas. Esta análise pode trazer muitos benefícios internos.

3. E na prática, como fazer?

Comece colocando metas em tudo que fizer, estipule tempo, estipule quem irá fazer e com que prazo.

Ou seja, sempre deve ter um responsável, que sabe qual é a sua tarefa e em qual prazo deverá fazer.

São atitudes que fazem a diferença na prática do dia a dia do departamento jurídico.

E você, como vê tudo isto?

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Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.br[email protected]

Nota: as notícias/artigos são responsabilidade de seus autores, conforme fonte/origem mencionada, não refletindo necessariamente a opinião do GestãoAdvBr
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Eijy Goto

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