Dicas PráticasNegociaçãoz-Posts

DEZ DICAS DE OURO DA NEGOCIAÇÃO

Fonte: Revista SeuSucesso

Não faz muito tempo que a negociação empresarial deixou de ser vista como uma tarefa simplesmente técnica. Herb Cohen afirma que hoje você tem que se posicionar como um solucionador de problemas, procurando entender o comportamento e a cultura das pessoas. O autor do Livro “Você Pode Negociar Tudo” (Ed. Campus/Elsevier), nos mostra as dez dicas de ouro para uma boa negociação:

1
COMECE COM AMENIDADES
Inicie a conversa por coisas simples, amenas, como um comentário sobre um filme. Isso ajuda a conhecer o estilo da pessoa, o que a agrada, o que a interessa e, principalmente, o que a incomoda. Aproveite esse momento para prestar atenção em seu interlocutor.
2
TOM AMISTOSO
“O como se negocia é muito mais importante do que o que se negocia”. Procure dar à negociação um tom amistoso, mais cooperativo do que competitivo. Seja respeitoso e gentil e procure olhar para as pessoas enquanto falam.
3
FRACIONE A NEGOCIAÇÃO
Divida em partes pequenas e faceis de serem resolvidas o objeto a ser negociado. Deixe para o fim o que for “quantificável” e que tenha mais valor.
4
SEJA FLEXÍVEL
Um exemplo: se a outra parte pede para marcar o encontro de negócios, deixe-a à vontade para escolher o horário e o local. Se você faz uma concessão como essa, na hora de negociar seu interlocutor acabará lhe devolvendo em algum benefício real.
5
DÚVIDA PERSISTENTE
Uma boa saída para situações delicadas é responder a uma pergunta com outra pergunta. A idéia é ganhar tempo pois você não vai ter respostas para todas as perguntas que te fazem. Se for o caso, peça para ir ao banheiro.
6
ADMITA SEUS ERROS
Admita seu erros sem rodeios. Isso não é ruim, pelo contrário: as pessoas costumam confiar mais em quem assume a responsabilidade pelos erros que comete.
7
CONTROLE SUAS REAÇÕES
Ao longo da negociação, existirão momentos de incerteza, dúvidas e ambiguidades. Persista calmamente em seus propósitos e evite discutir o mérito das posições da outra parte.
8
COMPARAÇÃO
Ao fazer suas ofertas, dê bases de comparação para que o interlocutor perceba a vantagem do que está oferecendo.
9
CHEGANDO AO FIM
Ao se aproximar do fim da negociação, faça transigências cada vez menores. Isso indica que o processo está termiando. Em um ambiente competitivo, acredita-se que a melhor oferta seja feita perto do prazo final.
10
TACADA FINAL
Para fechar com chave de ouro o processo de negociação, deixe uma última oferta ou concessão para o minuto derradeiro. As ofertas e concessões costumam ser percebidas de modo tanto mais positivo quanto maior o esforço que a pessoa que as recebeu fez para conquistá-las.

Fonte: Revista SeuSucesso Nº 33 – NOV/2005
Site: www.europanet.com.br

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo