O MAIS COMPLETO PORTAL DO BRASIL PARA EMPREENDEDORES

Dia do Administra + Dor

No dia 9 de Setembro comemora-se uma das profissões em alta no Brasil e no mundo: O dia do administrador.

Inicio com uma frase antiga, mas verdadeira: “Hoje é dia do Administrador ou como gosto de chamar, dia do administra a dor, pois na maioria das vezes os administradores gerenciam as dores do negócio dos outros”. Gustavo Rocha

Seria esta a senda dos administradores? Administrarem a dor dos outros?

Talvez sim, quiçá não apenas isto.

Há uma evolução constante na profissão do administrador. Antes, muito mais restrito a empresas e grandes corporações, hoje membro indissociável de qualquer negócio que quer ser saudável.

Você já pensou no que representa a administração no seu escritório de advocacia?

A administração está intimamente ligada a tudo que fizemos no escritório. Desde a recepção até o recurso extraordinário.

Precisamos treinar nossa recepção para melhor atender nosso cliente.

Precisamos de advogados competentes, comprometidos com nosso sonho para que as exordiais, contestações, recursos sejam sempre luzes da sabedoria coletiva do escritório.

Precisamos de estagiários com visão de todo e tudo para que o trabalho forense seja o mais rápido, eficiente e organizado.

Precisamos de funcionários que estejam vislumbrando o escritório de advocacia como uma fábrica de justiça e não de decisões judiciais.

Afinal, qual a diferença entre administrar e advogar?

Até algum tempo atrás era uma diferença da água para o vinho. Advogar significava peticionar, ganhar ações e novos clientes. Administrar significava crescer e expandir os negócios.

Hoje, temos a advocacia e a administração caminhando em conjunto.

Temos advogados fazendo administração.

Temos administradores contratados atuando em escritórios jurídicos.

Temos que a administração pode e resolve muitas mazelas que anteriormente existiam e eram deixadas de lado.

A administração é a solução para uma advocacia equilibrada.

Como assim?

Se estivermos administrando nosso negócios com uma visão de futuro, de onde estamos indo, do que estamos fazendo para onde estamos objetivando, estamos cada vez mais perto do resultado do nosso sonho.

Se estivermos focados apenas no negócio em si, nosso dia será de prazos, idas ao fórum, audiências e nada mais.

Sem a administração não temos como crescer.

Como assim?

Um administrador está sempre focado em resultados, indicadores, medidores de desempenho, enfim, tudo que possa gerar mais ao negócio resultado prático àquele preceito mais importante do que todos, o cliente.

Então, o administrador tem foco no negócio, no seu core business, tema visão de que tudo que é feito no escritório deve reverter ao cliente, ou seja, ter um administrador é administrar a dor da gestão interna.

Em escritórios jurídicos – que é o meu core business – temos visto esta figura do administrador ser introduzida timidamente, com poucos escritórios adotando. Também em algumas aulas e palestras que ministrei ao pessoal da administração, percebi que a maioria não identifica a área jurídica como um possível local de trabalho.

Vamos acordar!

Precisamos urgentemente de administradores na área jurídica. Aliás, precisamos de advogados com visão de administração também.

Um administrador focado na área jurídica pode ser um diferencial competitivo interessante no negócio.

Numa organização de escritórios jurídicos como empresa, temos várias frente de análise, a questão técnica, de documentos, plano de carreira, financeiro, tecnologia, processo eletrônico, entre outros. Um profissional com conhecimento em gestão pode transitar nestas áreas de forma a integrá-las com sapiência e determinação de resultados.

Além disto, terá conhecimento de técnicas úteis a gestão interna, além da organização necessária em reuniões, em decisões de análise crítica, entre outros.

Você já pensou em como a administração pode ser importante, eu diria essencial, a sua profissão?

Se você é prestador de serviços, independente do tipo (médico, advogado, contador, etc), o administrador e a administração do seu negócio é fundamental.

Não basta ser bom, tem que aparentar ser.

Administrar o negócio não é apenas um diferencial, é a forma adequada de sobrevivência do mesmo.

E você?

Administra como o seu negócio? Com a figura de um profissional especializado ou apoio externo (olha o meu jabá aqui)?

Caso nunca tenha pensado nisto, melhor acordar agora. Se tem alguém que é treinado para administrar a dor é o ADMINISTRADOR.

Parabéns a estes profissionais que nos levam diariamente ao sucesso, pois permitem que nós possamos focar no nosso core business diretamente.

______________________________________________

Artigo escrito por Gustavo Rocha

Sócio da GestãoAdvBr – Consultoria em Gestão e Tecnologia Estratégicas

Sócio da Bruke Investimentos

[+55] [51] 8163.3333 | www.gestao.adv.br | http://www.bruke.com.br

Contato integrado: gustavo@gestao.adv.br [Email, Skype, Gtalk, Twitter, LinkedIn, Facebook, Instagram, Youtube]

 

Eijy Goto