shadow

Dia 11 de Agosto, dia do advogado. Para mim uma data mais que especial, pois além de comemorar o dia do advogado, comemoro aniversário do meu pai e data da minha formatura em direito.

A advocacia é uma profissão nobre. Não apenas pela eterna busca do equilíbrio e da justiça, mas também por exigir de seus profissionais um trabalho árduo, diário e nada repetitivo.

A advocacia não é para qualquer um. Qualquer um pode seguir a carreira que bem entender, mas na advocacia é essencial abnegação, força, pluralidade de pensamento, raciocínio rápido, bom senso, honestidade, caráter.

Valores que são do pessoal e do profissional. Se alguns advogados não os tem, paciência. Não podemos julgar todos por alguns.

Quem advoga sabe que a advocacia é uma das mais belas profissões que existem. Uma profissão onde podemos atuar antes das pessoas nascerem até depois que já partiram deste mundo; Onde a liberdade da pessoa pode estar no poder do seu raciocínio e assinatura; O patrimônio pode ser defendido e constrangido, depende da situação; Onde  a sabedoria é ver como uma estratégia o processo e não apenas como atos contínuos em prol de uma sentença.

Aquele que pensa que o advogado quer processos judiciais para ganhar dinheiro não conhece a profissão ou não pode ser chamado de advogado com A maiúsculo.

A advocacia hoje quer acima de tudo o ideal de justiça com resultados práticos, afinal o próprio Rui Barbosa já afirmou: “A justiça atrasada não é justiça; senão injustiça qualificada e manifesta”.

Ser advogado é estar conectado cada vez mais a gestão e tecnologia como forma de exaltar a profissão que tem no seu bojo o pensar e estratégia como diferenciais.

A advocacia passa por mudanças, mas justamente por ser balizada pelo justo e pelo que é certo (deveria, pelo menos), ela sempre encontra seus ideais.

Ah! A advocacia… Tão amada, tão exaltada, tão fundamental a democracia e a justiça. Pena que alguns profissionais não a vêem assim e ainda tentam denegrir a imagem do advogado.

Somente quem vê a atuação destes profissionais como eu vejo há muitos anos pode afirmar que os bons são a maioria.

Não permita piadas e falsas imagens da sua profissão. Tenha orgulho da carteira profissional que tens.

Além disto, lembre-se sempre: A advocacia é uma escolha dentro do curso de direito e como toda escolha, tem bonos e conseqüências. Aceite isto e sua vida será mais feliz.

Parabéns a todos advogados(as) nesta data tão especial. Que a sua inteligência/estratégia/destreza continuem sendo a verdadeira profissão, que aliadas a tecnologia e gestão, transformarão a sociedade para melhor.

______________________________________________

Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestaoAdvBr

www.gestao.adv.br  |  gustavo@gestao.adv.br

 

Autor

Avatar
Eijy Goto

Publicidade

shadow

Artigos Relacionaods



Deixe uma resposta