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por Ricardo Bellino e Silvana Case

Desenvolver uma estratégia competitiva e bem-sucedida requer uma compreensão profunda e completa não apenas de seus concorrentes e dos movimentos que estão ocorrendo, mas de uma série de outros fatores que também têm o potencial de influenciar sua posição de mercado. É tão importante saber as forças que você tem internamente na organização quanto saber os desafios e as oportunidades que podem existir do lado de fora.

Conheça o mercado – É de vital importância conduzir pesquisas para determinar quais produtos estão sendo oferecidos ao seu mercado alvo e a que preço. Sem esta informação básica, você estará formulando o desenvolvimento de seus produtos e fixando suas estratégias de preço às cegas.

Converse com seus clientes – Conheça em profundidade seus clientes e suas necessidades. Saiba o que estão dizendo sobre seus concorrentes. Amplie o seu mercado identificando os clientes cujas necessidades não estão sendo atendidas pela concorrência e desenvolva produtos para atender estas demandas.

Identifique as forças e fraquezas de sua organização – A avaliação honesta dos recursos de sua companhia, e eventuais falhas, é fundamental para um planejamento estratégico eficaz. Potencialize suas forças e diferenciais para aproveitar as oportunidades do mercado. Fique atento às fraquezas da sua organização, especialmente as que podem impactar negativamente os seus clientes, pois estará oferecendo vantagem à concorrência!

Analise os produtos dos seus concorrentes – Ela irá trazer trará idéias de como melhorar suas próprias ofertas e destacar os atributos de seus produtos em relação aos da concorrência.

Monitore permanentemente os planos da concorrência – Torne-se familiar com os produtos dos concorrentes e com as estratégias de marketing que utilizam. Entenda o estilo de vendas e serviço que oferecem e dessa forma você poderá reagir a qualquer movimento do concorrente em tempo hábil.

Crie alianças que complementem suas forças – Identifique os parceiros que possam preencher as lacunas existentes em seus conhecimentos ou potencialidades. Lembre-se: admitir pontos fracos e trazer para perto quem sabe mais é ser inteligente.

Monitore regularmente o seu mercado – As necessidades de seu cliente e as potencialidades do seu concorrente mudam a cada dia. Uma estratégia competitiva eficaz deve contemplar estar lado a lado destas mudanças. Obtenha novas perspectivas de mercado pelos seus próprios clientes e outros, para validar o seu plano estratégico e ou ajustá-lo quando necessário.

Antecipe o futuro – Compreender o cenário competitivo é crucial para o desenvolvimento de uma estratégia competitiva vencedora. Entretanto, para conseguir e sustentar uma vantagem competitiva, é igualmente importante definir o que o futuro trará em termos de interesses e necessidades. Sem esse link entre hoje e amanhã, as chances de permanência longa no mercado são mínimas.

Ricardo Bellino – Trump Realty Brazil
Silvana Case -Grupo Catho

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Eijy Goto

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