Dicas Práticasz-Posts

DICAS PARA PONTO COMERCIAL NA ÁREA DE ALIMENTAÇÃO

por Marise Licks – 

Como arquiteta posso te passar algumas dicas que muitas vezes são deixadas de lado e acabam por prejudicar um bom negócio.

Como vcs vão trabalhar com a área de alimentação é essencial que conheçam as exigências da prefeitura e secretaria de saúde local. Antes de escolher o ponto comercial informem-se detalhadamente para ir em busca de um local que permita cumprir com as exigências sem necessidade de obras e reformas dispendiosas.

Com certeza o imóvel terá que ter condições de boa exaustão, instalação de cozinha e banheiro adequados, materiais de revestimento frios, como cerâmica no piso, por exemplo, para que seja possível a higienização, etc.

Além disso, existem normas quanto a instalação de luminosos e letreiros na fachada e colocação de mesas na calçada. Como é no litoral as normas não devem ser tão rigorosa mas se houverem gastos para o cumprimento das mesmas terão que constar no plano de negócios de vcs.

Outro detalhe importante é fazer um cálculo da capacidade da cozinha em relação ao número de pessoas que podem ser atendidas. Este dado é importante para a escolha do local. Se a capacidade de preparo dos lanches for pequena não adianta procurar um local que comporte muitas mesas pois o atendimento vai ficar lento e ineficaz. Ao contrário também vale, pois de nada adianta uma cozinha grande para atender um número reduzido de pessoas. Neste caso o investimento não irá dar lucro.

Na escolha do local preocupem-se também com o fluxo de pessoas na rua, as condições de sinalização e visualização da lanchonete, o entorno e o comércio vizinho. Para quem está começando, um ponto de referência traz bom resultado. Uma rápida pesquisa conversando e observando o local irá dar um bom embasamento na escolha do local.

No site da AEMP – www.aemp.com.br – na seção colunistas , em arquitetura comercial, tem alguns artigos meus que talvez auxiliem vocês.

Marise Licks
arquitetura e design

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo