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Fonte: Revista Liderança & Supervisão – 

Aqui estão doze lições que você deve lembrar toda vez que tiver de conversar com alguém da equipe que está fazendo algo errado. 

1-Identifique o comportamento que você quer criticar. Direcione a crítica para a ação, não para a pessoa.

2-Torne a crítica específica. E não diga “você sempre esquece os prazos de entrega”, mas sim “você perdeu o prazo de 15 de maio para a entrega do relatório”.

3-Esteja certo de que o comportamento a ser criticado pode ser mudado. Sotaques e outras coisas nem sempre podem ser modificados.

4-Utilize “eu” e “nós” para demonstrar que também quer resolver o problema, o que é muito mais produtivo do que ameaçar.

5-Esteja certo de que a outra pessoa compreende o motivo da crítica.

6-Não enrole. Seja prático e gentil, sem discursos.

7-Ofereça incentivos para mudanças de atitude. Ofereça ajuda para a pessoa corrigir seu problema.

8-Não faça uma voz sarcástica ou com raiva. Ambas são improdutivas.

9-Mostre à pessoa que você entende seu sentimento.

10- Se você decidiu escrever a crítica, acalme-se antes de começar a escrever o memorando. E saiba que só a pessoa deve ler o que você escreveu.

11-Comece falando algo positivo.

12-No final, reafirme seu apoio e segurança na pessoa.


Fonte:
 Revista Liderança & Supervisão Nº 13 – JUN/2005
Site: www.lideraonline.com.br

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