shadow

por Beto Mansur – 

O empreendedor, na busca de resultados para o sucesso da empresa não deve fixar o foco apenas na elaboração do Plano de Negócios – a materialização de suas idéias. Deve, além disso, enfatizar o marketing, as vendas, a logística, as finanças e, especialmente, os clientes, pela sua condição socioeconômica.

Assim procedendo, estará administrando seu Plano Estratégico. Nesse contexto, deverá haver intensa preocupação com a longevidade da empresa, o que significa ganho de credibilidade junto aos mais diversos setores que são ou poderão ser parceiros neste processo. Esse ato do empreendedor serve para demonstrar a importância de se observar os mínimos detalhes do funcionamento da empresa, em torno da visão positiva e clara da realidade na qual está empreendendo.

Qualquer planejamento, de qualquer natureza, depende de informações para subsidiá-lo. No caso da Gestão da Empresa, o número de variáveis que influi na rotina é grande (clientela, política de compra, produto, marketing, acesso ao mercado e outras). Dessa forma, para o empreendedor, é obrigatório apropriar-se de todas as informações possíveis, investigando friamente, e com inteligência, os pontos fracos e fortes da empresa, bem como as oportunidades e ameaças presentes no mercado consumidor.

Porém, mesmo que a pesquisa de mercado venha a apresentar a viabilidade do negócio, constantemente haverá detalhes a serem ajustados. Para tais ajustes, podemos questionar: Qual a natureza da empresa e qual seu propósito de funcionamento?

Em tempos de globalização, temos que ter a consciência de que não existe empreendedor que possa profetizar ou mesmo antecipar resultados da empresa num certo espaço de tempo. Contudo, o empreendedor tem a obrigação de iniciar e terminar seus propósitos de empreendedor. Além do mais, ele tem que explorar suas habilidades o máximo que puder, agindo sempre com ética e disciplina.

Parafraseando Ram Charan: “O Mundo dos Negócios perdoa mais quem erra menos”.

Beto Mansur
Advogado pela UEM – PR, Qualificação Empretec pela ONU/Sebrae, Diretor de Marketing da Bem Bonito Materiais Artísticos, de Londrina – PR, Colunista da Revista da Cidade, de Arapongas – PR, Pós-graduando em Empreendedorismo pela Universidade Norte do PR; professor do Curso Pré-vestibular Universitário, de Londrina e palestrante de Empreendedorismo, História e Sociologia.
e-mail: [email protected]

Autor

Avatar
Eijy Goto

Publicidade

shadow

Artigos Relacionaods



Deixe uma resposta