Administraçãoz-Posts

ESTABELECENDO METAS – ESMART

fonte E-zine Venda Mais

ESMART é um acrônimo interessante, porque resume de maneira fácil e rápida a definição do que é uma boa meta. No seu programa de um ano, Jim Rohn desenvolve-o da seguinte maneira:

Específico 
Muitas pessoas começam a enrolar quando têm de estabelecer metas. Não seja uma delas. Esse não é o momento de ser vago – metas ambíguas trazem resultados ambíguos. Metas incompletas trazem resultados incompletos. Quando somos específicos, começamos a canalizar o poder da nossa criatividade e da força de vontade em direção aos nossos objetivos.

Mensurável
Sempre estabeleça objetivos mensuráveis. Jim Rohn, inclusive, gosta de brincar que eles deveriam ser especificamente mensuráveis, para estar de acordo com a primeira regra. Deveríamos ter sempre uma forma fácil de entender se estamos avançando e/ou atingindo nosso objetivo. Seja qual for a métrica que você use, você deveria ter a noção exata do seu progresso.

Atingível 
Uma das coisas negativas que as pessoas fazem, mesmo que bem-intencionadas, é estabelecer objetivos impossíveis. Quando digo isso, invariavelmente, alguém pergunta: “Mas não é importante estabelecer objetivos ambiciosos?”. Sim, é importante estabelecer objetivos que façam com que você vibre de entusiasmo só de pensar neles, mas é fundamental ter certeza de que eles sejam atingíveis.

Realista 
Note que a raiz dessa palavra é “real”. Um objetivo deve ser algo com alta probabilidade de se tornar real em nossa vida. Um objetivo deve ser desafiador, para que você tenha de dar seu máximo para alcançá-lo, mas você precisa ter a noção do que é real e do que não é.

Tempo 
Todo objetivo deveria ter um cronograma associado a ele. Uma das maneiras mais poderosas de fazer com que o universo conspire a seu favor é simplesmente decidindo quando começar algo e até quando pretende alcançar a meta (o que os americanos chamam de deadline – nome muito sugestivo).

Da próxima vez que for estabelecer metas, lembre-se do ESMART!

Fonte: E-zine Venda Mais
www.vendamais.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo