Estamos alinhados a estratégia da empresa que trabalhamos?
Conforme pesquisa realizada em Março de 2014 com mais de 500 empresas nos EUA, não estamos.
Contudo, antes de enfrentar esta realidade, vamos pensar: O que é estratégia no meu negócio?
Alguns advogados dirão que são os prazos.
Outros dirão que são os clientes.
Outros ainda dirão que é o marketing jurídico para captar novos clientes.
Estratégia em um escritório de advocacia vai além dos processos judiciais, além das ferramentas de captar novos clientes e o próprio marketing jurídico…
A estratégia é do negócio e não de parte dele.
Obviamente que o marketing faz parte da estratégia e que clientes são importantes e que processos judiciais fazem parte do negócio. Entretanto, não são preponderantes e decisórios quando analisados separadamente para o sucesso do negócio jurídico.
O negócio depende das pessoas, suas formas de pensar e agir, do marketing como um todo, das ferramentas de tecnologia, da gestão interna e externa, da comunicação com clientes, dos relacionamentos e contatos dos sócios, advogados e demais integrantes, enfim, ufa! De uma série de fatores e necessidades.
E, quando temos gestão em nossas fronteiras, temos o chamado planejamento estratégico, ou seja, organizarmos objetivos e métricas para o próximo semestre, ano, biênio, etc.
A referida pesquisa com mais de 500 empresas determinou que os próprios executivos estão compreendendo que há um desalinho entre o que foi planejado e o que está sendo executado.
Um dos principais motivos é a falta de compreensão da estratégia e por isto, não a executam. Veja o artigo na íntegra: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/metade-das-empresas-nao-focam-em-tirar-estrategias-do-papel
Isto não é privilégio dos EUA.
No Brasil, acontece e muito a mesma realidade.
Cada área da empresa puxando brasa para o seu assado e todas trabalhando de forma independente, sem pensar no coletivo. É como se houvesse 10 departamentos, 10 empresas diferentes, com propósitos diferentes, sem comunicação entre si e por incrível que pareça, todas dentro da mesma marca e com planejamento estratégico comum.
Parece real para você?
Penso que sim. Uma realidade comum e visível de empresas no Brasil e fora dele.
E o que fazer para mudar?
Unificar controles e procedimentos, exercer maior coalizão entre as áreas das empresas, estabelecer comunicação entre gestores e metas coletivas pode ser um bom início.
E o que mais?
Realidades de cada empresa dirão. Contudo uma máxima é universal: Quem não se comunica, se trumbica.
#Nãoémesmo?
____________________________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha
GustavoRocha.com – Gestão e Tecnologia Estratégicas
Celular/WhatsApp/Facebook Messenger: (51) 8163.3333 |
Contato Integrado: gustavo@gustavorocha.com [Mail, Skype, Gtalk/HangOut, Twitter, LinkedIn, Facebook, Instagram, Youtube]
Web: http://www.gustavorocha.com