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por Revista Liderança & Supervisão – 

Bons líderes são empáticos. Na opinião da especialista Andrea Nierenberg, o líder deve saber identificar o estilo de comunicação dos outros. Depois, deve fazer uma adequação de seu próprio estilo àquele que a situação exige. Ao fazer isso, permitirá que sua mensagem seja melhor compreendida, tendo em mente que existem basicamente três maneiras que as pessoas utilizam para processar e comunicar as informações:

1
Visual – É preciso ver figuras ou coisas escritas, tomar notas em reuniões. As frases comuns são: “É como eu vejo a questão” ou “Veja por este lado”.
2
Auditiva – Aprende-se ouvindo. Não é preciso tomar notas durante as apresentações. Costuma-se perguntar “Como isso soa para você?” ou “Você está me ouvindo?”
3
Cinestésica – Pensa-se a partir de sentimentos. É comum o movimento das mãos enquanto se está falando. As perguntas normalmente são: “Como você se sente sobre isso?” ou “Você não está preocupado?”.

Revista Liderança e Supervisão
www.lideraonline.com.br

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