shadow

por Shirlei Ximenes – 

Empresas preferem estudantes com facilidade em expressar idéias e interagir com a equipe.

Ingressar e ter sucesso em um estágio são tarefas cada vez mais difíceis, devido ao alto índice de competitividade no mercado de trabalho. Cada vez mais multinacionais e empresas de grande porte procuram estudantes com o perfil adequado às suas atividades e, diante desse quadro, a comunicação oral é umas das habilidades mais valorizadas durante um processo seletivo.

“Quem se expressa de maneira eficaz sempre sai na frente ao disputar uma vaga com outros candidatos”, afirma Giani Sabas, publicitária e coordenadora da TV1 Comunicação e Marketing. Entretanto, superar o medo de falar em público ainda é um verdadeiro desafio, sobretudo em momentos de grande exposição pessoal, como uma dinâmica de grupo, por exemplo. Nesses casos, Reinaldo Passadori, especialista em expressão verbal, aconselha o cultivo de uma auto-gestão positiva. “Se o estudante agir com naturalidade, as chances de a empresa avaliá-lo dentro de seu perfil são maiores”, comenta o especialista.

O candidato a uma vaga de estágio deve causar boa impressão na empresa, desde o primeiro contato. “Como qualquer outro profissional, o estagiário é avaliado pelo talento e capacidade de desenvolver suas atividades, por isso é necessário demonstrar de forma prática todos os seus conhecimentos”, destaca Passadori. Já para Alexandra Queiroz, gerente de atendimento do NUBE – Núcleo Brasileiro de Estágios, os estudantes com mais facilidade em interagir com a equipe geralmente se destacam por seus resultados e têm mais chances de ser efetivado, assim como assumir, posteriormente, uma posição de liderança.

Mas como evitar sintomas como dor de barriga minutos antes de uma entrevista? Reinaldo Passadori revela que não existe receita pronta para superar esses bloqueios, e sim dicas práticas como manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios de relaxamento de pescoço e flexão de mão. Além disso, é essencial evitar erros gramaticais ao falar, além de conservar uma postura leve e natural.

Para os interessados em desenvolver a habilidade de comunicação verbal há inúmeros cursos, palestras e workshops oferecidos por especialistas na área. Começar cedo esse tipo de atividade é fundamental, pois permite que o jovem conheça melhor seus limites e potencialidades. “O estagiário também quer brilhar e conquistar seu lugar ao sol. Com isso, o mesmo não pode sucumbir diante de qualquer obstáculo”, finaliza Passadori.

Shirlei Ximenes
NUBE – Núcleo Brasileiro de Estágios
shirlei.ximenes@nube.com.br

Publicidade

shadow


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.