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GESTÃO FINANCEIRA NA PRÁTICA – 2ª Parte

Apuração de Resultados da Empresa 
fonte: Manual de Gestão Financeira do SEBRAE

O objetivo deste relatório é apurar o resultado líquido mensal da empresa. O resultado líquido mensal é o valor das vendas menos o custo das mercadorias vendidas e as despesas da empresa. Ressaltamos que a retirada dos sócios (pró-labore) se constitui numa despesa da empresa, não devendo ser confundido com o lucro líquido.

Apresentamos abaixo um modelo de um relatório para apuração do resultado líquido mensal. O objetivo deste relatório é apurar o resultado operacional da empresa. Este controle financeiro deverá ser elaborado mensalmente.

Apuração do Resultado Líquido Mensal

.
SETEMBRO 2006
ITEM
DESCRIÇÃO
VALOR (R$)
%
1
Vendas
18.000,00
100%
2
Custos das Mercadorias
11.250,00
62,5%
3
Lucro Bruto
6.750,00
37,5%
4
Despesas Variáveis
900,00
5,0%
5
Margem de Contribuição
5.850,00
32,5%
6
Despesas Fixas
4.410,00
24,5%
7
Despesas Financeiras
0,00
0%
8
Resultado Líquido
1.440,00
8,0%

Informações importantes:

– Os valores correspondentes às vendas item 1 são obtidos através do relatório gerencial Controle de Vendas Realizadas.

– Os custos das mercadorias vendidas item 2 também são extraídos do relatório gerencial Controle de Vendas Realizadas.

– O lucro bruto item 3 é a diferença entre as vendas e os custos das mercadorias.

– As despesas variáveis item 4 são gastos que surgem no momento da realização da venda das mercadorias. As despesas variáveis são proporcionais ao volume de venda. As principais despesas variáveis de uma loja são os impostos sobre as vendas (Simples Federal, Simples Paulista, ICMS etc.) e comissões dos vendedores. Quando se tratar de uma franquia, poderá também ocorrer pagamento de royalties.

– A margem de contribuição item 5 é a diferença entre o lucro bruto menos as despesas variáveis. O montante da margem de contribuição deverá ser superior as despesas fixas e financeiras para gerar o lucro.

– As despesas fixas item 6 são os gastos com a estrutura da empresa, necessários para o seu funcionamento, por exemplo, aluguel e condomínio, contas de água, luz e telefone, salários e encargos sociais, pró-labore, honorários do contador, etc.

– As despesas financeiras item 7 são referentes aos juros pagos pela empresa, em virtude de empréstimos bancários, descontos de cheques e/ou duplicatas. As taxas de administração cobradas através das vendas realizadas com cartões de crédito poderão ser incluídas como despesas financeiras.

– O resultado líquido item 8, quando positivo, revela que a empresa gerou lucro, ao contrário, quando o resultado apurado for negativo, significa que a empresa fechou o mês com prejuízo.

Fonte: Manual de Gestão Financeira do SEBRAE

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