Dicas Práticasz-Posts

Hidratação, nutrição e reconstrução: Entenda as diferenças

Todos os tipos de cabelo carecem de cuidados essenciais, porém é muito comum que as pessoas tenham dúvidas sobre qual tratamento aplicar: hidratação, nutrição ou reconstrução. O ideal é conhecer cada uma das opções e procurar um profissional para que as escolhas sejam assertivas.

Cronograma para cuidados capilares

Para ter fios impecáveis, saudáveis e bem cuidados é necessário seguir uma agenda de tratamentos e entender como eles funcionam. Um especialista pode contribuir analisando a raiz, comprimento, pontas e porosidade para recomendar o melhor processo para o embelezamento das madeixas, incluindo a hidratação, nutrição e reconstrução.

Hidratação, nutrição e reconstrução: o que são esses cuidados?

Hidratação

Todos os cabelos precisam ser hidratados. Assim, como a pele, os fios também precisam da reposição da água, que é perdida naturalmente pela exposição ao sol, vento, poluição, cloro, ar-condicionado e procedimentos químicos. O ideal é realizar o tratamento a cada 15 dias para manter as madeixas protegidas, recuperando o brilho, maciez e o toque sedoso. Alguns itens da composição da hidratação são:

  • Pantenol: proporciona hidratação por um longo período;
  • Babosa: auxilia no combate a queda dos fios;
  • Aminoácidos: regenera a fibra capilar.

Nutrição

É ideal para cabelos que estão opacos, sem brilho, ressecados e com frizz. O procedimento é um pouco mais intenso que a hidratação e diz respeito à restituição de óleos ou lipídios fundamentais para a saúde da fibra capilar, ajudando a selar as cutículas de modo a regenerar a quebra. As máscaras de nutrição contêm:

  • Óleo de rícino: ajuda a fortalecer e combate a quebra;
  • Óleo de coco: rico em vitamina A e ácidos graxos;
  • Óleo de abacate: rico em vitamina A, D e E. Auxilia na regeneração e fibra capilar.

Reconstrução

Tratamento aplicado quando os cabelos estão extremamente danificados, fracos ou quebradiços. Isso ocorre por causa de descoloração dos fios, alisamento, excesso de tintura, entre outros. Após a realização da reconstrução, os fios se apresentam mais fortes, resistentes e com mais massa capilar. Veja alguns componentes que são indicados para reconstrução:

  • Colágeno: além de hidratar, contribui a prevenir a quebra;
  • Creatina: repara os fios danificados;
  • Queratina: reconstrói a fibra danificada.

Recuperação dos fios

Qualquer tipo de cabelo — desde os saudáveis até os mais danificados, seja ele cacheado, crespo ou liso — sofre danos do dia a dia. Portanto, é importante realizar tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução de forma correta, de modo a alcançar resultados positivos, com fios belos, brilhosos e fáceis de arrumar.

Cada cabelo apresenta uma necessidade diferente, sendo que alguns necessitam de mais de um tipo de procedimento combinado. O ideal é entender as características dos seus fios e fazer um cronograma de tratamento capilar de acordo com as necessidades dele.

Além dos danos comuns do dia a dia, outros problemas capilares precisam de um atendimento médico. Atualmente, os especialistas estão optando pela tricoscopia, um teste não invasivo e indolor que é de grande importância para percepção precoce das alterações dos fios e do couro cabeludo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo