shadow
César Souza , Consultor, autor e palestrante, é presidente da EMPREENDA empresa de consultoria em Estratégia, Marketing e Recursos Humanos. Autor do Livro “Você é Líder de Sua Vida”.
Portal  Como você definiria liderança?
César Souza – Liderança é arte de influenciar pessoas. Conseguir resultados incomuns de pessoas comuns. Obter integração e sinergia entre pessoas. Motivar pessoas a dar o melhor de si. Surpreender pelos resultados coletivos.


Portal  Um conselho que o Sr. costuma dar aos líderes é que não se moldem aos estilos apresentados pelo mercado e mantenham uma marca individual. Isso significa que o gestor da atualidade não precisa ter, por exemplo, as competências comportamentais tão requisitadas?
César Souza – Precisa sim ter varias competências comportamentais requisitadas, tais como iniciativa, proatividade, criatividade, integridade, capacidade de negociação, flexibilidade, etc. Mas o que o líder ou candidato a líder não precisa é se engaiolar em modelos predeterminados, em quadrantes que acabam fazendo com que perca a naturalidade. Ou seja, exercite as competências requeridas, mas com o seu estilo pessoal e não com o estilo dos outros!


Portal  Como o gestor deve proceder para identificar qual o seu estilo de liderança?
César Souza – O mais importante é conhecer-se. Exemplo: se uma pessoa tem dificuldade em cumprir prazos, está sempre atrasado, importante que distribua tarefas aos seus liderados com a máxima antecedência possível. Se uma pessoa centraliza muito, importante que faça um esforço para ouvir mais os outros. Se uma pessoa planeja muito, mas executa pouco, é importante que complemente-se recrutando pessoas na sua equipe que sejam executoras. O auto-conhecimento do seu estilo pessoal é a chave do sucesso, não de ficar tentando ser o que não é e copiar o estilo dos outros, os estilos estereotipados.


Portal  Caso o estilo identificado não seja o requisitado pela organização onde ele atua, a alternativa é procurar uma nova colocação no mercado? Por quê?
César Souza – Sim, caso na organização não exista espaço para seu etilo. Mas em quase toda organização grande sempre há espaço para estilos diferenciados. Certas áreas como a comercial precisam de estilos mais extrovertidos e outras como a contabilidade de pessoas mais focadas e disciplinadas. Mas se uma pessoa não estiver feliz onde está e se sentir que seu estilo é incompatível, mude, antes que seja mudado!


Portal  Muitas organizações ainda são dominadas por relações políticas. Há como “liderar para cima” em uma organização assim?
César Souza – Claro que sim. Muitas empresas complexas e multinacionais bastante politizadas têm exemplos de líderes que lideram para cima. O Jorge Gerdau e o Ivan Zurita da Nestlé são exemplos claros de líderes que mais do que liderar subordinados, lideram acionistas, investidores, lideram comunidades, fornecedores e principalmente sabem liderar Clientes!


Portal  Em seus trabalhos o Sr. destaca a importância de ser um líder integral. O que isso significa quando lidamos com o dia-a-dia corporativo?
César Souza – Significa ser coerente nas diversas dimensões da vida. Encontro muito executivo que é ótimo líder no trabalho e um péssimo líder em casa, com os filhos ou pouco atuante na comunidade. Muitas vezes age de forma contraditória. Torna-se o que apelidei de “líder meio-turno”, só quando está engravatado no escritório.

 

Portal  Esse líder integral seria identificado mais pelo pragmatismo do que pelo idealismo? Por quê?
César Souza – Não acho o líder integral pouco idealista. Pelo contrario, só os idealistas conseguem ser líder 24 horas por dia, o líder integral. Os puramente pragmáticos é que acabam sendo “líderes meio-turno”. O “líder integral” tem grande compromisso com os valores, na realidade inspiram os outros pelos valores, não apenas pelo carisma. Nesse sentido são muito idealistas, sempre oferecem uma causa que transcende o significado da meta, do trabalho, do dia a dia. Esses líderes educam pelo exemplo, não apenas pelo discurso. Falam mais aos olhos do que aos ouvidos.


Portal  Na sua opinião, qual o maior desafio de quem assume um cargo de liderança?
César Souza – São 3 os principais desafios:
a) definir uma CAUSA para sua equipe: não falo de metas nem tarefas, mas de causas;
b) formar outros líderes em vez de apenas formar seguidores; e
c) inspirar os outros pelos VALORES, em vez de apenas pelo carisma, simpatia, etc.


Portal  Qual seria a maior vitória de um gestor, num mundo corporativo em constante transformação?
César Souza – A maior vitória de um gestor sempre é SURPREENDER PELOS RESULTADOS. Trata-se de superar metas, de fazer mais do que o combinado. Quem consegue isso e dentro de um equilíbrio entre o quantitativo e o qualitativo, chega longe. Outra vitória importante é quando o gestor consegue formar outros líderes não apenas seguidores na sua equipe. O verdadeiro líder forma outros líderes. O papel dos gestores é de montar verdadeiras fabricas de líderes nas empresas, é formar uma futura geração. Assim, quando o gestor consegue formar substitutos e formar outros líderes para o futuro, está assim garantindo a perpetuidade da empresa.


Portal  O RH deve estar em constante sintonia com as reais necessidades dos gestores?
César Souza – Sim, a área de RH precisa estar em maior sintonia com o mundo, com o futuro e não apenas com o passado. Estamos treinando líderes para o passado em vez de formar líderes para o futuro! A área de RH precisa estar melhor sintonizada com o negócio e com os resultados das empresas. E muito bem em sintonia fina com as competências de fato requeridas para que as pessoas tenham sucesso nesse novo mundo empresarial. A área de RH precisa ouvir mais, se posicionar melhor, tomar mais iniciativas que ajudem pessoas a mudarem o patamar de suas carreiras e ajudar as empresas a mudarem seu patamar de competitividade. Precisa deixar de lado a ênfase no tecnicismo, na ferramenta, no instrumento e atuar mais no modelo mental, na forma de pensar, na cultura das empresas.


César Souza
Consultor, autor e palestrante, é presidente da EMPREENDA empresa de consultoria em Estratégia, Marketing e Recursos Humanos. Autor do Livro“Você é Líder de Sua Vida”
www.liderdasuavida.com.br

Publicidade

shadow


Deixe uma resposta