por Millor Machado
Como ser simples aos olhos do cliente?
- Resuma sua comunicação a 3 argumentos
Não adianta enumerar 7 vantagens do seu produto, as pessoas não lembrarão delas. Dizem, e eu concordo, que 3 é o número mágico de argumentos a serem usados. Esses argumentos podem ser quebrados em sub-pontos, mas ainda são 3 argumentos.
Exemplo: O MS Office tem milhares de funções, mas na prática serve para trabalhar com documentos, planilhas e apresentações. 3 coisas. - Torne o uso do seu produto o mais intuivo possível
Ninguém gosta de ler manuais ou passar horas aprendendo a usar um produto. Facilite a vida das pessoas e crie coisas intuitivas de serem usadas, você será recompensado com a felicidade dos clientes. Ou seja, vendas. - Tenha soluções simples para os possíveis problemas
As pessoas são muito criativas, elas conseguirão burlar seu sistema de segurança ou quebrar peças “inquebráveis”. Proteja ao máximo o produto contra falhas e oriente o usuário a usá-lo de forma correta. Por fim, tenha um bom serviço de atendimento ao cliente já que, como diria o filósofo americano F. Gump, “Sh*t happens!”.
As vantagens de ser simples?
- Será mais fácil de entender o que a sua empresa faz e por que você é melhor que o concorrente. Isso te diferencia na multidão, o que atrairá a atenção dos clientes.
- As pessoas lembrarão de você.
- Clientes felizes são clientes fiéis. De uma forma ou outra eles te trarão novos clientes.
- Sendo simples você economiza tempo e dinheiro que seriam gastos explicando o uso correto do produto e tendo que resolver problemas que ocorreram porque o cliente não te entendeu e fez “caquinha” na hora de usá-lo.
Como testar a simplicidade do seu produto?
- Se você precisa mais de 10 slides ou mais de 5 min para convencer alguém de que a ideia é boa, algo está errado.
- Se as pessoas não conseguem usar o produto da forma certa, a falta de esperteza não é delas, é sua que não ouviu o cliente e fez um produto complicado.
- Não deixe que “Por favor, leia a página 72 do manual” seja a resposta padrão quando alguém quiser tirar dúvidas ou entender melhor o produto.
Autor Millor Machado