shadow

por Yasushi Arita – 

Desde que a imaginação seja utilizada como uma ferramenta do pensar, ela é extremamente necessária para o conquista de objetivos em qualquer âmbito na vida de um ser humano.

Um arquiteto quando se prepara para os primeiros passos de um projeto deve primeiro criar na sua imaginação algo a ser construído num espaço. Todos os detalhes de qualquer projeto a ser concebido devem antes “passear” na mente desse profissional e somente num segundo momento torna-se algo concreto. Todo grande empreendimento de sucesso surge de uma idéia, da imaginação de uma pessoa. Se buscarmos a biografia de todos os gênios da história, veremos que o poder da imaginação foi o propulsor em todos os casos. Portanto, podemos afirmar: o poder de imaginação é um diferencial importantíssimo na vida de um profissional bem-sucedido, embora no mundo dos negócios alguns ainda acreditam ser este um recurso injustificado.

Mas, há nessa questão um quesito bastante relevante a ser lembrado. Imaginação sem convicção, ação, persistência e tenacidade cai no campo do devaneio, sonhos ou delírios. A imaginação eficaz é uma ferramenta do pensar, o qual tem uma lógica, uma referência e um ponto de partida. Quando o engenheiro imagina o espaço que irá ocupar uma construção, ele já tem em mente uma referência, cria o projeto e determina o início da construção. E isso serve para quaisquer circunstâncias, seja no âmbito pessoal ou profissional, pois estamos falando aqui da faculdade de criar, elaborar, construir mediante a combinação de idéias.

O poder da imaginação pode ser desenvolvido e treinado, tal como qualquer outra faculdade do ser humano. O treinamento dessa capacidade alarga o campo do real percebido, preenchendo-o de outros sentidos e aumentando as possibilidades de realizações concretas e positivas. Quando utilizada de forma inteligente e inovadora, a capacidade de imaginação faz surgir novas possibilidades e caminhos para questões antes vistas como extremamente complexas e sem solução.

A esta altura, muitos podem estar se perguntando: Como posso melhorar a minha capacidade de imaginação para solucionar meus problemas ou criar novas oportunidades. Vale lembrar que existe o poder da imaginação construtiva, mas também aquele que nos imobiliza. Pasme! Em geral 50% dos problemas que temos não têm solução. Se não tem solução já estão solucionados. 30% são problemas dos outros. Devolva-os. Cada um com os seus problemas. E, apenas, 20% dependem de nossas decisões. Se você analisar bem esta questão verá que a maior parte dos nossos problemas existe apenas no campo imaginário negativo.

Para exercitar o poder da imaginação pense como se você fosse um pintor diante de uma tela em branco e tivesse a oportunidade de retratar ali tudo o que se passa na sua mente. O que você está pensando? Onde você deseja chegar? O que você precisa resolver? Preste atenção nos seus pensamentos. O que mais te chama a atenção? A partir daí visualize todo o contexto, dê dimensões maiores para ele, deixe todas as possibilidades “fluírem” pela sua mente, escreva tudo num papel sem analisar, neste momento, se seus pensamentos são devaneios ou questões reais. Somente numa última fase, traga todas as suas conclusões para o campo real, palpável, mensurável. Quando você chegar nessa etapa descobrirá que algumas possibilidades não haviam nem sido nem cogitadas antes. Apenas treinando você descobrirá outras saídas. Afinal, você já deu asas à sua imaginação hoje?

Yasushi Arita
Facilitador e diretor da Arita Leader Training e autor do livro “Olhe o que você está fazendo com a sua vida!”
Site: www.arita.com.br

Autor

Avatar
Eijy Goto

Publicidade

shadow

Artigos Relacionaods



Deixe uma resposta