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O VALOR DE UMA MARCA PESSOAL

Fonte: Revista Liderança & Supervisão

Existem profissionais que durante anos utilizam o sobrenome das empresas em que trabalham, pensando que essas grifes alheias são garantia para alguma coisa. Quando, porém, tentam uma recolocação, não obtêm êxito se apoiando em um nome que não é seu, visto que no mercado os indivíduos não são valorizados por serem “ex-qualquer empresa”, mas sim pela imagem que constróem de si mesmos.

Entretanto, é importante lembrar que a única e exclusiva responsabilidade pelo gerenciamento de marca e imagem de uma pessoa é dela própria – não de sua família, colegas, nem da empresa em que ela trabalha. E para que você entenda de uma vez por todas como e porque defender a sua identidade através do marketing pessoal, aqui vão algumas dicas especiais:

1
Marketing pessoal não é propaganda enganosa, mas a expressão do que o indivíduo verdadeiramente é. Para que uma pessoa possa revelar sua essência, ela precisa reconhecer suas potencialidades, limitações e competências, além de aprender a empregá-las a seu favor.
2
Identifique o que as pessoas percebem em você. Para descobrir, a dica é fazer uma “pesquisa de mercado” com seus amigos, familiares e colegas de trabalho. Pergunte o que eles realmente vêem em você – pontos positivos e negativos – e se condicione a usar isso de forma propícia.
3
Procure dentro de você aquilo que irá impulsioná-lo a lutar por seus objetivos e melhorar seus relacionamentos depois de distinguir quais são exatamente seus sonhos.
4
Coloque seus anseios e necessidades no papel, qualificando metas a curto, médio e longo prazo – em todos os planos de sua vida.
5
Mantenha sua network sempre atualizada. Procure telefones de antigos colegas de trabalho ou de faculdade e de todos aqueles contatos extraprofissionais. Cada uma dessas pessoas representa para você uma informação, ajuda ou um gerador de negócios em potencial.
6
Invista em cursos de atualização profissional, participe de eventos nos campos de seu interesse e se informe sobre diferentes assuntos. Ao investir na valorização pessoal e profissional, você se torna um empreendedor da sua marca.
7
Mantenha-se atualizado em relação às exigências tecnológicas da profissão, da empresa e do mercado.
8
Dê atenção aos que o cercam. Se você demonstrar quanto valoriza seu colega de trabalho, chefe, marido, esposa, namorado (a), amigo (a)… irá surpreender, encantar e ficar com uma ótima imagem na mente dessa pessoa.

Autor: Alexander Baer é administrador especializado em marketing, propaganda e gestão empresarial. Ministra cursos e palestras sobre o tema Marketing Pessoal – O Valor da Sua Marca e Motivação.
E-mail: alexanderbaer@alexanderbaer.com.br
Site: www.alexanderbaer.com.br

Fonte: Revista Liderança & Supervisão Nº 13 – JUN/2005
Site: www.lideraonline.com.br

Eijy Goto