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“Se não atender bem pode até ganhar o cliente hoje, mas perde ele para uma vida inteira”.                      Gilclér Regina

As diferenças no ponto de venda são muitas, tem sua variação para os ramos de atividade, mas numa ideia geral em produtos de consumo, elas estão centradas entre um homem e uma mulher.

A mulher segue mais detalhista, está mais sintonizada no assunto da moda, valoriza as marcas e compara bem mais com outras lojas…

O homem faz uma compra mais prática, compara menos porque se encontrar algo semelhante ao que ele buscava, fecha negócio na hora e está mais preocupado com o conforto do que com a moda.

A revolução feminina marcou a entrada da mulher no mercado de trabalho… A revolução masculina marca a entrada do homem no campo da vaidade pessoal.

A maioria dos homens quando entra numa loja já sabe o que comprar… As mulheres entram para ver que alternativas a loja oferece.

As lojas precisam melhorar a decoração, o visual, a iluminação, a exposição dos produtos e fundamentalmente o atendimento. Por incrível que pareça, em pleno século XXI, um bom atendimento ainda é raro e faz a diferença.

Mais do que um vendedor, as lojas precisam hoje de uma pessoa que ajude o cliente a realizar uma melhor compra.

O homem compra mais porque vai com menos frequência às lojas e a mulher compra menos (muitas continuam comprando mais rsrs…) porque sua frequência às lojas é bem maior.

O que acontece e é o grande perigo em vendas é que o vendedor muitas vezes “empurra” um óculos para o cliente que fica “odiando” aquela ótica para o resto da vida.

Neste caso, não houve atendimento e nem uma boa venda e sim a prática da “empurroterapia”. Não houve um atendimento que viesse ao encontro da expectativa do cliente. Ganha hoje e perde para uma vida inteira. E ainda ganha uma má propaganda!

Não existe outro caminho para o varejo. É treinar, treinar e treinar… Treinar produto e treinar comportamento. A atitude sempre fará a diferença. E um ponto de venda com pessoas motivadas e de iniciativa é um ponto de venda campeão.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

 

* Gilclér Regina, palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs motivacionais que já venderam mais de cinco milhões de exemplares. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, SEBRAE, Caixa, Banco do Brasil compram suas palestras. Mais de 2000 palestras realizadas no país e exterior

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Eijy Goto

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