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Os 100 prováveis problemas que IMPEDEM a sua empresa de ter LUCRO e SUCESSO, e como RESOLVER!

Direito ao ponto! O principal responsável por isso é VOCÊ MESMO! Simples assim!

Direito ao ponto!

O principal responsável por isso é VOCÊ MESMO! Simples assim!

O PRINCIPAL motivo é, com certeza, a sua falta de conhecimento em determinados aspectos, senão for em todos. A verdade é que ninguém nasce sabendo, mas a decisão de aprender, tem que ser sua, caso contrário não vai adiantar nada.

A grande questão é: o quando VOCÊ está disposto a reverter a situação e melhorar, nem que seja um pouco a cada dia, para sair desta situação depende ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE de você mesmo.

Nada MUDA se VOCÊ não MUDAR! A ATITUDE tem que ser SUA, SEMPRE!

Vou elencar apenas 100 (CEM) das principais causas (na verdade existem bem mais do que isso), de isso estar ocorrendo e, pode ser, que você se enquadre em alguma dessas, ao final darei algumas soluções.

Através deste CHEK LIST marque um X na resposta:

Motivo Sim Não
001 Falta de conhecimento em Administração    
002 Falta de conhecimento em Organização    
003 Falta de conhecimento em planejamento financeiro    
004 Falta de conhecimento em planejamento da produção    
005 Falta de conhecimento em planejamento estratégico    
006 Falta de conhecimento em planejamento comercial    
007 Controles existentes: Controle do Fluxo de Caixa / Contas Bancárias    
008 Controles existentes: Controle de Despesas Operacionais    
009 Controles existentes: Orçamento e Precificação (preço de venda)    
010 Controles existentes: Controle de Custos fixos    
011 Controles existentes: Controle de Colaboradores (Salários / Encargos)    
012 Controles existentes: Controle de Estoque    
013 Controles existentes: Controle de Compras    
014 Controles existentes: Controle da Capacidade de produção    
015 Controles existentes: Controle de Fornecedores    
016 Controles existentes: Controle de Clientes    
017 Controles existentes: Controle de contas a pagar    
018 Controles existentes: Controle de contas a receber    
019 Controles existentes: Controle de Vendedores / Consultores    
020 Controles existentes: Controle de comissões (pagas e a pagar)    
021 Controles existentes: Controle de horário dos colaboradores    
022 Controles existentes: Controle das rotinas dos colaboradores    
023 Controles existentes: Controle da responsabilidade do colaborador    
024 Controles existentes: Controle de Qualidade dos produtos    
025 Controles existentes: Controle das OPs em quadro de produção    
026 Controles existentes: Controle de Orçamentos aprovados ou não    
027 Controles existentes: Controle dos atendimentos a clientes    
028 Controles existentes: Check list de ferramentas internas    
029 Controles existentes: Check List de ferramentas para instalação    
030 Controles existentes: Produtividade Mensal Impressão    
031 Controles existentes: Produtividade Mensal outros Dptos Produção    
032 Controles existentes: Controle de Manutenção das Impressoras    
033 Controles existentes: Controle de Manutenção de equipamentos    
034 Controles existentes: Controle de Manutenção dos veículos    
035 Controles existentes: Controle dos Equipamentos de Informática    
036 Controles existentes: Arquivo / Pasta virtual de cada cliente    
037 Controles existentes: Ficha Técnica de cada produto da empresa    
038 Controles existentes: Catálogo de cada produto da empresa    
039 Controles existentes: Postagens nas redes sociais    
040 Controles existentes: Controle de retorno de divulgações pagas    
041 Controles existentes: Controle de viagens / visitas a clientes    
042 Controles existentes: Computadores / Softwares / Senhas    
043 Controles existentes: Documentação de cada colaborador    
044 Controles existentes: Plano de ação Diretoria e Gerência    
045 Controles existentes: Depreciação do Imobilizado    
046 Controles existentes: Ordem de Produção do mês (executada ou não)    
047 Controles existentes: Orçamentos não aprovados no mês    
048 Documentos existentes: Normas Internas dos colaboradores    
049 Documentos existentes: Manual do Colaborador    
050 Documentos existentes: Avaliação de Desempenho mensal    
051 Documentos existentes: Plano de Cargos, Salários e Carreira    
052 Documentos existentes: Política de Compras    
053 Documentos existentes: Política de Vendas    
054 Documentos existentes: Política de atendimento ao cliente    
055 Documentos existentes: Manual do produto para o cliente    
056 Documentos existentes: Política de garantia do produto / serviço    
057 Documentos existentes: Política de entrega / instalações    
058 Documentos existentes: Programa 5S    
059 Documentos existentes: Organograma da Empresa / Departamentos    
060 Documentos existentes: Organograma das responsabilidades    
061 Documentos existentes: Organograma dos centros de custos    
062 Documentos existentes: Mapa das responsabilidades    
063 Documentos existentes: Macrofluxograma da empresa    
064 Documentos existentes: Macrofluxograma de cada departamento    
065 Documentos existentes: Mapeamento de processos administrativos    
066 Documentos existentes: Mapeamento de processos financeiros    
067 Documentos existentes: Mapeamento de processos comerciais    
068 Documentos existentes: Mapeamento de processos produção    
069 Documentos existentes: Mapeamento de processos expedição    
070 Rotinas existentes: Plano de melhoria contínua    
071 Rotinas existentes: Reunião semanal no Setor Comercial    
072 Rotinas existentes: Reunião semanal da Diretoria e Conselho    
073 Rotinas existentes: Reunião quinzenal com colaboradores    
074 Rotinas existentes: Aplicação do Programa 5S contínua    
075 Rotinas existentes: Verificação diária do material do estoque    
076 Rotinas existentes: Planejamento da Produção diária    
077 Rotinas existentes: Planejamento de Instalações (e da Equipe)    
078 Rotinas existentes: Verificação diária dos veículos (check list)    
079 Rotinas existentes: Verificação das Férias dos colaboradores    
080 Rotinas existentes: Relação de material do estoque para compra    
081 Rotinas existentes: Lançamento diário do fluxo de caixa    
082 Rotinas existentes: Mapa de vendas / produção / entregas    
083 Rotinas existentes: Divulgação nas redes sociais diariamente    
084 Rotinas existentes: Conferência de Extintores de Incêndio Mensal    
085 Rotinas existentes: Reunião / Palestra mensal com colaboradores    
086 Rotinas existentes: Apontamento de retrabalhos / desperdícios    
087 Relatório Mensal: Fluxo de Caixa e Capital de Giro    
088 Relatório Mensal: Custos e Despesas por centro de custo    
089 Relatório Mensal: Investimentos e Reserva de Deprec e Enc. Sociais    
090 Relatório Mensal: Posição do Imobilizado    
091 Relatório Mensal: Balancete Patrimonial    
092 Relatório Mensal: Demonstrativo do Resultado do Exercício    
093 Relatório Mensal: Posição (Inventário) mensal do Estoque    
094 Relatório Mensal: Produção no mês (por setor)    
095 Relatório Mensal: Vendas no mês, por consultor (vendedor)    
096 Relatório Mensal: Ponto de Equilíbrio do mês    
097 Relatório Mensal: Dashboard gerencial para tomada de decisões    
098 Relatório Mensal: Colaboradores (absenteísmo / presença)    
099 Relatório: Custos x Vendas x Ponto de Equilíbrio x Lucro / Prejuízo    
100 Relatório Mensal: Previsto x Realizado (Caixa x Vendas x Financeiro)    

 

E falta ainda mencionar outros, como por exemplo:

- Falta de capacidade para contratar colaboradores (sem perfil e sem regras)

- Falta de capacidade de liderança (as vezes dos proprietários e gerentes)

- Falta de humildade para assumir que está errado e precisa de ajuda

- Falta de sinceridade consigo mesmo e assumir que precisa melhorar o mais rápido possível

Além de, provavelmente, não saber fazer CORRETAMENTE a PRECIFICAÇÃO (formação do preço de venda do seu produto), principal fator de PREJUÍZOS constantes, porque ou não tem uma planilha adequada (e a minha é a melhor do mercado, feita exclusivamente para esta atividade) ou porque o sistema que tem não agrega todas as informações que deveria (falta depreciação, falta tarefas, falta encargos sociais, etc).

Outro problema constante é, provavelmente, o atraso na entrega de pedidos e de instalações, causados por RETRABALHOS, falta de ESTOQUE, compras demoradas e impressões erradas, tudo por causa do BRIEFING de venda que: ou é obsoleto ou está errado ou não existe.

E muitas outras questões que podia inserir aqui, mas creio que isso já é o suficiente.

Bom, agora a questão é:

De todas as questões acima, quantas são de SIM (     ) e quantas são de NÃO (     ). Seja sincero.

Se o SIM representa mais de 50%, ou seja, a metade, a sua empresa (e VOCÊ) estão no caminho certo, continue assim, aprenda mais e melhore a administração para todos.

Se o NÃO representa mais de 50% sugiro, firmemente, que tome uma decisão, URGENTE, para sanar todos estes problemas, pois, é bem provável, que a sua empresa não sobreviva nos próximos anos e isso seria uma pena, já que é possível você perder tudo, tempo e dinheiro.

Provavelmente você está PATINANDO, trabalha, trabalha e não sai do lugar, ou pior, trabalha muito mais que todos os seus colaboradores, ganha igual ou até menos do que eles e ainda tem um muito mais responsabilidades que todos. Isso significa que está trabalhando de forma errada, não é organizado e não tem ou não sabe dar autonomia aos seus colaboradores. Neste ponto pode ser, também, que não tenha alguém de confiança ou gerentes (pessoas) que o possam ajudar / colaborar com o desenvolvimento da empresa.

Será que não está na hora de você REPENSAR em tudo isso, colocar tudo no papel e tomar uma decisão de COMO RESOLVER todos estes problemas?

Se tudo isso não está te afetando ok! Sem problema algum, continue assim, é problema seu.

Mas, se depois de REPENSAR resolver que precisa de ajuda, pode contar comigo.

Eu tenho a SOLUÇÃO para resolver todos estes problemas, todos mesmo!

Posso até afirmar que JUNTO COM VOCÊ e SUA EQUIPE podemos acabar com todos os itens que respondeu NÃO e melhorar os que respondeu SIM, certeza absoluta!

Mas tudo isso depende de VOCÊ mesmo, será preciso MUDAR, ACEITAR opiniões, ACATAR instruções e orientações, IMPLANTAR todos os controles, MELHORAR o relacionamento com a sua EQUIPE, INSERIR vários controles, APRENDER a LER relatórios para que tome decisões mais acertadas.

Só depende de VOCÊ MESMO!

E tenho várias formas de fazer isso, a escolha é sua:

  • posso te fornecer todos os documentos (modelos), planilhas para controle e relatórios, incluindo mentoria (2 horas) via skype e, se combinarmos, um dia na sua empresa;
  • posso te dar um curso presencial ou on line, com todo este material incluso (20 horas)
  • posso fazer a consultoria completa na sua empresa (200 horas, sendo 4 semanas de 50 horas cada), e deixar tudo isso implantado e toda a sua equipe capacitada para dar continuidade a este trabalho que será realizado JUNTO com você (e sua equipe).

Qualquer que seja a opção vou te fornecer todos os MODELOS (incluindo as PLANILHAS) para VOCÊ implantar na sua empresa (com vídeo aulas) (se for na Consultoria implantarei JUNTO com você), a adaptação e todo o trabalho operacional deverá ser realizado pela SUA EQUIPE, a mim cabe apenas as dicas, orientações, instruções e palestras (quando for consultoria).

Vou compartilhar com você e sua equipe, todo o meu conhecimento na área de gestão (apenas 50 anos de experiência e 757 consultorias realizadas desde 1990) e minha vivência em empresas de comunicação visual (33 consultorias realizadas até o momento em empresas deste ramo de atividade em todo o Brasil).

Tem interesse em aprender mais, se capacitar e sair desta inércia que está?

Tem interesse em fazer sua empresa e sua equipe crescer e chegar no topo?

Tem interesse em ter o sucesso que deseja e alcançar seus objetivos?

Agora que você já sabe de tudo isso não tem volta, não pode dizer que não sabia. Só te resta um caminho:

Fazer a melhor escolha para a sua empresa e investir no que for preciso para resolver tudo isso!.

Conte comigo, envie este documento preenchido para o meu skype ou whatsapp abaixo.

Wilson Giglio

Consultor em Gestão Empresarial

Organizador de Empresas e Equipes – Especialista em empresas de CV e ID

Contador – Administrador – Mentor de Negócios – Professor Técnico – Escritor

Contato direto: Skype: wilson.giglio1          Whatsapp: (11) 9.4447.4088

Estarei na FESPA BRASIL 2021, de 18 a 21 de Outubro, pavilhão AZUL, stand 474. 

Wilson Giglio

Consultor em Gestão Empresarial Organizador de Empresas e Equipes – Especialista em empresas de CV e ID Contador – Administrador – Mentor de Negócios – Professor Técnico – Escritor | [ Contato direto: Skype: wilson.giglio1 | Whatsapp: (11) 9.4447.4088 ]

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