shadow
Uma pesquisa mostra que 70% das pessoas estão em busca de uma solução para “problemas de motivação”, ou seja, pessoas que se sentem desmotivadas na vida pessoal e ou profissional ou mesmo líderes e gestores que buscam uma forma de motivar a equipe.

As pessoas estão em busca de soluções rápidas como se houvesse um “segredo” em posse de estudiosos do comportamento humano e estes resolveriam todos os problemas concernentes à motivação.

A pergunta que se faz é: O que se faz para se sentir mais motivado? Como você pode motivar sua equipe? Na realidade não temos uma resposta específica, uma fórmula aplicada que resolve o problema, pois seres humanos não são máquinas, robôs… Pessoas são reais, de carne, osso e sentimento.

Digamos que existe sim, um “segredo” com relação à motivação nas mãos de especialistas. Pelo menos no ponto de vista de que a grande maioria das pessoas desconhece o que realmente é motivação.

Descortinar esse mistério é apenas ter a informação de que motivação não é segredo, não é cesta básica, não é satisfação. Afinal, satisfação é aquilo que você já conseguiu e o processo de motivação é aquilo que você está buscando para melhorar o seu dia-a-dia, os seus resultados.

Colocar em prática exige mais que o simples conhecimento. A motivação não vem com manual de instruções, mas precisamos colocar por terra alguns mitos. Muita coisa é escrita em blogs, milhões de pessoas escrevem e exploram o tema até de uma maneira irresponsável.

Frases bonitas, treinamentos empolados, isso mesmo, pomposos, mas sem conteúdo, criaram uma nuvem negra na realidade motivacional, colocaram um band-aid na ferida chamada falência motivacional mascarando os sintomas que exigiriam ações mais contundentes e de atitude.

É como ir ao médico e este não perguntar o seu problema, não conversar com você e vir com uma receita pronta. E perguntar o que motiva é o básico dos básicos na motivação que se juntará a uma análise de situação para tomar uma medida, seja ela preventiva ou corretiva.

Sim, o segredo da motivação é estudo do comportamento humano. E com ele destruímos mitos e falsas interpretações. Sempre me perguntam: Palestras motivacionais funcionam? Eu respondo, depende a palestra! É igual tomar remédio, funciona? Se for remédio para dor de cabeça e o problema for dor de estômago não irá funcionar!

A verdade é que continuamos a estudar o assunto comportamento humano por toda a vida até porque o que foi verdade ontem hoje pode ser um falso mito, pois vivemos uma nova realidade.

Uma coisa mais do que básica em motivação é trabalhar naquilo que gosta e você se sentirá mais motivado do que todo mundo.  Mas isso não é uma realidade pura. Existem milhares de casos de pessoas que fizeram e fazem sucesso trabalhando no que não gostam, mas se adaptaram a situação. Movem-se pelos seus objetivos e metas.

A motivação está relacionada com objetivos futuros. É o motor que move em direção do que você deseja. O que diferencia o sucesso do fracasso é que as pessoas de sucesso fazem aquilo que os fracassados não querem fazer.

O fracassado só pensa no imediato e não olha o futuro. O bem-sucedido não olha para a satisfação presente, é movido pelo desejo da conquista e para tanto encara até um trabalho desagradável, o que exige sacrifício.

A motivação pura e simplesmente pelo dinheiro é efêmera, isto é, de curtíssimo prazo. Motivação é algo maior, que vem de dentro do ser humano, um gigante que muitas vezes está adormecido dentro do ser humano. A única coisa que externamente podemos fazer é ajudar a liberar esse gigante da prisão.

É algo muito mais complexo. Nem sempre o bom resultado vêm da satisfação. Quando perdemos um negócio, ficamos frustrados, mas temos muitas vezes uma força em dobro para buscar outro negócio.

A motivação é gerada por um desejo e quanto mais forte for este desejo mais forte será a própria motivação. Palestras, livros, treinamentos podem ajudar sim, mas eles emprestam um entusiasmo momentâneo que deve continuar em outras ações. Querer que uma palestra resolva toda a motivação e resultados de uma empresa é querer demais. O segredo é continuar!

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

*  Gilclér Regina, Escritor, Palestrante com reconhecimento internacional.

Contato: 44-3227-0697  gilcler@gilclerregina.com.br

Publicidade

shadow


Deixe uma resposta