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”No deserto você pode morrer de calor de dia e de frio a noite. Então, se você não fica parado, em algum lugar você vai chegar.” (Gilclér Regina)

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Quero iniciar esta matéria alertando que muita gente perde o cliente pelo troco, por detalhes e até pela falta de um sorriso.
A hora é agora. Qual a sua decisão para enfrentar o mercado? Você vai pisar no freio ou no acelerador? Já percebeu que tudo muda a todo instante?
Quando buscamos inspiração na Águia é porque ela encara de frente uma tormenta para sobreviver e a ultrapassa… A bonança vem em seguida. Atravessar um deserto é assim, você pode até gritar, xingar, brigar, reclamar, mas uma coisa você não pode fazer sob o risco de morrer, ou seja, você não pode ficar parado.
No caso da Águia, se ela fugir da tempestade, do mau tempo, ela será pega de surpresa e possívelmente irá morrer.
No deserto você pode morrer de calor de dia e de frio a noite. Então, se você não fica parado, em algum lugar você vai chegar.
O Frei Leonardo Boff nos dá uma dimensão de quando estamos vivendo um conflito, um momento difícil ou até mesmo a chamada crise. Ele disse ”A crise representa purificação e oportunidade de crescimento”. Portanto, a decisão de mudar e melhorar é agora, não dá mais para perder tempo.
Ficar discutindo problemas voltou a ser tema das conversas e das manchetes dos jornais. Querem que um governo que nem começou já resolva o que o outro não fez em quase duas décadas. Pois é, enquanto alguns pisam no acelererador da mudança a maioria pisa no frio do que o bom é o que era ruim ontem.
Como consequência disso o mercado fica maior para os que acreditaran em resultados mesmo em tempos difíceis.
A grande pergunta é: O que fazer? Como as empresas devem se comportar? Como emfrentar os desafios sejam eles de crise ou de inovação tecnológica que torna o atual obsoleto em muito pouco tempo?
Existem três tipos de empresas e profissionais. Primeiro, aqueles que fazem acontecer. Segundo, aqueles que ficam observando o que está acontecendo e terceiro, aqueles que ficam se perguntando: ” O que foi que aconteceu?”. Estes últimos já morreram e ainda não sabem, fazem parte da família da falência motivacional.
Outro dia recebi de um grande amigo um depoimento de alguém dizendo que neste momento os palestrantes da moda e o pessoal do marketing digital é que estão faturando com o momento… Essa pessoa se engana, aqui nós não vendemos crise, nós compramos. Nós trabalhamos no desenvolvimento constante de pessoas e na criação de uma vacina que tenha como finalidade o antídoto ao pessimismo das pessoas.
A única saída neste momento é aprimorar serviços e conquistar cada cliente. Vivemos um modelo de vida onde cada vez mais os produtos e serviços se parecem em tecnologia, aparência e preços.
As marcas e produtos são quase iguais. A fidelidade do consumidor é que passa a ser cada vez mais frágil. O que fará ele optar pelo produto ”A” ao invés do produto ”B”? Sem dúvida, o melhor serviço agregado ao produto fará toda diferença.
E isso envolve atendimento, distribuição, entrega, assistência, abordagem, pós venda, rapidez e controle de qualidade. Definitivamente não basta ter apenas conhecimento. Agora mais do que em qualquer outra época, é preciso ter atitude. Definitivamente não basta o melhor produto. É preciso ter o melhor serviço.
Infelizmente em momentos como este que estamos vivendo, a norma tem sido exatamente oposta. Cortam-se gastos e tudo aquilo que poderia satisfazer e encantar o cliente, matando o diferencial do negócio. Investem até em mídia e não treinam sua equipe para serem os melhores.
E os clientes naturalmente não reclamam, pelo menos a maioria, algo em torno de 96%. Que eu saiba, apenas trocam de marca, de loja, de fornecedor.
Não dá para adiar, a hora é agora. Ou moda ou morre. O caminho é cativar os clientes que já temos e repensar o negócio, repensar se estamos proporcionando verdadeiros moementos mágicos ou trágicos na vida da empresa. E se o seu serviço ou produto não tem um aplicativo você pode estar diante de uma ideia milionária.
Sua escolha determinará a cor do seu balanço: azul ou vermelho, isto é, aquela continha chamada lucro ou prejuízo.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

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