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PARA QUE SERVE O BENCHMARKING?

Fonte: Revista Liderança & Supervisão – 

O benchmarking nada mais é do que um processo contínuo de aprendizado, uma maneira positiva e ativa de mudar as operações da empresa de maneira estruturada, buscando resultados melhores. E quem não está buscando resultados melhores hoje em dia?

Para ficar bem claro, podemos citar os pontos mais importantes do benchmarking:

– Você precisa de um ponto de referência (por exemplo, turnover de funcionários na sua empresa).

– Você estuda os processos internos (qual é a seqüência de operações para contratação e demissão de pessoas, e porque cada ação é tomada).

– Você se compara com outras organizações.

– Comparando as duas você implanta um programa de melhoria contínua.

– O objetivo final é sempre o mesmo: transformar-se no melhor.

O benchmarking é uma maneira de conviver um pouco melhor, de maneira mais organizada, com as mudanças, inovações e competição acirrada com as quais nos defrontamos todos os dias. Segundo John Fisher, estudioso inglês do assunto, existem pelo menos três bons motivos para fazer benchmarking:

1
ESTABELECER UMA DIFERENÇA
Algo palpável, que coloque sua empresa à parte das outras. Algo que diga que é bom trabalhar ali, ou que faça com que as pessoas prefiram consumir o que você faz, em vez de similares da concorrência.
2
ESTABELECER PADRÕES MAIS ALTOS
Os funcionários da sua empresa não acordam todos os dias para atender mal os clientes ou produzir sem qualidade. É necessário mostrar o que está sendo feito em outros lugares, como e porquê. Ou seja, é necessário estabelecer objetivos rigorosos, mas também dar condições de que esses objetivos sejam alcançados.
3
SINERGIA DE IDÉIAS
Muitas pessoas confundem benchmarking com copiar, às vezes até de maneira pouco ética. Mas não é nada disso. A idéia é conhecer coisas que estão sendo feitas com excelentes resultados, e adaptá-las de maneira criativa na sua própria empresa, aproveitando seus pontos fortes. Ou seja, melhore o processo usando o que você já tem.

 

Raúl Candeloro
Palestrante e editor da revista VendaMais, além de autor dos livros Venda Mais, Correndo Pro Abraço e Criatividade em Vendas, e responsável pelo site VendaMais.
Site: www.raulcandeloro.com.br

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