Reflexãoz-Posts

Pela Escada ou pelo Elevador?

“Quem sobe pela escada conhece todas as etapas… Quem sobe pelo elevador chega mais rápido, mas não sabe o que vai fazer lá e cai”.

Gilclér Regina

_____

Subir rápido não deveria significar pular degraus. Ao pular degraus perde-se a base da construção de estratégias, de raciocínio, de conhecimento do negócio, de experiências difíceis e vitoriosas…

Não quero dizer aqui que não seja possível alcançar o sucesso pegando um atalho, mas você tem mais a perder do que a ganhar, uma vez que pode carecer do alicerce necessário para o que vem depois.

Num dia, trainee; em outro, líder com poder de comando? Isso dá ao jovem a sensação de que tem carta branca para fazer o que quiser, quando e como desejar. Que ingenuidade.

Trainee mirando ser promovido a diretor em dois anos é no mínimo uma aberração. Sem experiências acumuladas, sobra apenas impetuosidade temperada de arrogância.

Já aqueles que passam pelos principais estágios da carreira e aprendem o essencial, assimilam com mais facilidade pontos importantes para a tomada de decisões.

A filosofia deste tema foi inspirada no meu amigo e cliente Ilson Mateus, presidente do Grupo Mateus, com sede em São Luis-MA. O grupo vai faturar em 2015 aproximadamente 5 bilhões de reais (com toda crise que se fala por aí), fonte: Revista Isto é Dinheiro.

A Dalvinha é diretora de operações deste grupo, já trabalhou no horti-fruti, padaria, açougue, guarda-volumes, RH, até assumir a diretoria… O Jesuíno Martins era o menino que varria o depósito, iniciou como office boy e uma espécie de faz tudo. Hoje é o diretor comercial.

Hoje são pessoas que conhecem profundamente cada milímetro do negócio, sabem analisar cenários, detectar problemas com clareza, abrangência, segurança, critério e responsabilidade.

A reflexão de hoje é: Em sua empresa, você treina? Você forma pessoas? Sua equipe está subindo pela escada ou já querem ser faixa preta na segunda aula?

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

* Gilclér Regina – Palestrante com experiência em vendas, varejo, atacado, liderança e motivação. Escritor com 10 livros editados. Muitos eventos de CDLs e ACEs em todo país. Mais de três milhões de livros vendidos. Sua palestra mostra que pessoas estão vencendo nas piores cidades e fracassando nas melhores cidades.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo