shadow

Nas palavras de Confúncio, ame o que você faz e não terá que trabalhar um único dia na sua vida.

Lindo, não? Poético e um sonho de consumo de muitas pessoas no mercado de trabalho, seja experientes ou neófitos.

Entretanto, a realidade é bem diversa disto tudo, mesmo em ambientes que “vendem”a ideia de serem divertidos.

Para corroborar com esta ideia, divido um artigo escrito pelo Rafael Souto, publicado no Valor.com, acesse aqui: http://www.valor.com.br/carreira/5354211/novos-disfarces-para-ambientes-corporativos-toxicos?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=Compartilhar

Parece excelente ter um tobogã, escorrega ou puf no ambiente corporativo, dá uma suposta ilusão de tempo e criatividade, entretanto, o estresse que tem sido gerado não é amenizado por estes elementos.

Quem sabe ao invés de sonharmos com um ambiente parecido com um playground, não deveríamos compreender melhor o que este ambiente tem de estressor, de complicado, de gestão inadequada, talvez, para que possa ser melhorado e transformado em algo mais agregador e saudável a quem labuta ali diariamente?

Você, líder, o que tem feito para compreender os meandros do dia a dia laborativo e transformar em algo mais palatável no dia a dia de quem é liderado?

Você, liderado, o que tem feito para agir de maneira mais compreensiva, quiçá em paz de espírito para transformar o ambiente laboral?

O ambiente que atuamos é formado por quem lidera e por quem é liderado. Não é uma via de mão única. Não é responsabilidade apenas do líder ou do liderado esta mudança de atitude. É imperioso que ambas as partes promovam mudanças para que tenhamos um ambiente corporativo mais livre do estresse.

Entretanto, achar que a realidade será como um playground, sem cobranças, sem objetivos, um parque de diversões que se recebe para estar durante o dia é um ledo engano. Trabalho tem que ter foco, objetivo claro e ambiente, lógico. E fazer este ambiente ser bom é uma tarefa diária, de todos os envolvidos.

____________________________________________________
Sou Gustavo Rocha
CEO da Consultoria GustavoRocha.com – Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos
(51) 98163.3333  |  gustavo@gustavorocha.com  | http://www.gustavorocha.com

Publicidade

shadow

Artigos Relacionaods



Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.