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Publicação na Argentina sobre marketing jurídico

Com muito orgulho informamos que o artigo sobre o que funciona ou não funciona em termos de marketing jurídico foi publicado na revista Auno, uma revista especializada sobre marketing na Argentina.

Acesse o artigo e a revista em espanhol: http://www.aunoabogados.com.ar/notas/auno_2013_nro_10.pdf#page=48&zoom=auto,0,728

Abaixo o artigo em português:

Marketing Jurídico: O que realmente funciona?

Uma pesquisa recente (Fevereiro/Março de 2013) realizada pelo FDJUR/GEJUR aponta rumos e reforça conceitos do marketing jurídico.

Pesquisa esta que foi respondida pelos próprios departamentos jurídicos e alguns escritórios de advocacia, ou seja, temos uma fonte fidedigna de informação.

Divido com vocês a pesquisa e após dou meus pitacos:

Em recente pesquisa realizada pela GEJUR em parceria com o FDJUR, pedimos aos nossos colegas que enumerassem por ordem de importância, quais os fatores que mais influenciam o gestor jurídico para identificar, avaliar e selecionar um escritório de advocacia na prestação de serviços jurídicos. No total, recebemos cerca de 100 respostas, dentre os mais renomados profissionais de departamentos jurídicos e escritórios de advocacia. 

O critério apontado como essencial, na visão dos colegas foi o item: Recomendações de advogados de outras empresas em primeiro lugar – com 84,6% dos votos, seguido pelo item Recomendações de advogados de escritório de advocacia com uma margem de 72,4% dos votos. Outro critério igualmente importante apontado pelos colegas da área, – ficou para o FDJUR e a GEJUR, em quarto lugar com 56,4% dos votos. E o detentor do último requisito foi Brochuras de Escritório com 35,6%. 

Os dados comprovam que a confiança e ajuda dos colegas gestores são determinantes na escolha dos escritórios de advocacia, mas o destaque fica para trabalhos diferenciados e, até inovadores, no momento dessa contratação. Vale ressaltar, no entanto, que o empenho dos escritórios em apresentar seu material, – é fundamental para ser cada vez mais relevante e atraente aos olhos desses gestores. 

Fonte: http://www.gejur.com.br/Pesquisas/detail/48-o-que-mais-influencia-o-gestor-juridico-para-identificar-avaliar-e-selecionar-um-escritorio-de-advocacia

Alguns aprendizados que podemos ter com esta pesquisa:

1. O melhor marketing continua sendo a indicação. Então, o que você tem feito para ser indicado?;

2. Escrever artigos e estar posicionado com eles na internet tem efeito, embora enviar diretamente como informativo surta mais efeito ainda;

3. Mesmo sem tanta expressão, as redes sociais já aparecem com grau razoável de importância (quase 40%), e combinando recebimento de informativos com a ideia de redes sociais temos mais uma ferramenta útil ao escritório para seu posicionamento;

4. Fazer eventos e participar de eventos é essencial;

5. Estar presente na mente das pessoas é imprescindível, pois somente indicamos pessoas que nos relacionamos com frequencia e assiduidade;

Com todas estas informações novas, atualizadas e reais (pesquisa respondida pelos próprios departamentos jurídicos) vem a pergunta que não quer calar: Como o seu escritório está posicionado neste sentido?

Quer dizer, participa e faz eventos? Tem redes sociais atualizadas? Envia periodicamente informativos? Se coloca a disposição de todos os conhecidos para se tornar uma referencia e ser indicado?

Faz ou não faz?

Marketing jurídico: Quer saber o que realmente funciona?

A sua atitude de agora em diante.

Quando não temos a informação e ignoramos o como fazer é um problema de crescimento e visão de mercado. Agora, ter a informação e continuar a não fazer nada é uma escolha. E todas as escolhas tem consequências.
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Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestãoAdvBr
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