shadow

Todo mundo quer melhorar sua qualidade de vida. Todo mundo quer ser mais realizado. Mas quase todos ficamos presos às vezes em nossas crenças limitantes e padrões emocionais. Nós temos o hábito de sentir-nos frustrados, preocupados, tristes ou sobrecarregados. Mas são esses hábitos desvalorizantes que nos impedem de fazer o que realmente somos capazes.

Embora não possamos controlar os eventos que acontecem em nossas vidas, nós pode dominar como nós experimentamos esses eventos. As pessoas sempre vão passar por momentos estressantes. Pode estar perdendo um emprego, passando por um problema de saúde ou mesmo perder um ente querido. Coisas que estão fora do nosso controle acontecem em nossas vidas, e isso nos derruba. Mas o estresse, a raiva, a tristeza, esses sentimentos não provêm dos fatos, eles provêm do significado que damos aos fatos. Claro, as coisas terríveis que acontecem são reais. Mas a questão é, como você vai permitir que isso dê forma à sua vida? Você vai deixá-lo destruí-lo, ou você vai usá-lo para fortalecer e iluminar a sua vida?

Sempre atribuímos significado aos eventos e experiências da vida. Porque quando você traz um novo significado, você pode ter uma nova perspectiva e, finalmente, uma nova vida.

A HISTÓRIA DAS NOSSAS VIDAS

Nós inconscientemente decidimos quais eventos e experiências são significativos para nós; Nós fazemos isso o tempo todo, mas talvez não estivéssemos cientes disso.
Quando há uma recessão na economia, por exemplo. Uma pessoa poderia interpretar isso como: “Eu vou estar quebrado”. Outra pessoa, no entanto, pode dizer: “Isso significa que eu vou trabalhar mais e vou ser mais criativo para sobreviver”.
Qual será o resultado do padrão de pensamento de cada um desses indivíduos? Muito diferente, certo? Cada um abordará a vida e experimentará emoções muito diferentes. Tudo vem do significado que cada pessoa atribuí do evento.

Agora, vamos mudar para algo um pouco mais pessoal. Considere uma mulher que tenha sido adotada ainda bebê. Um caminho que ela poderia tomar é desvalorizar-se, acreditar que, porque ela foi adotada, que ela não era boa o suficiente para ser amada. Ela também pode assumir a abordagem oposta, e considerar o fato de que alguém a escolheu e optou por amá-la. Qual é o significado de suas decisões, sobre qual história escolher? Como isso afetará suas decisões em sua vida diária? Como isso afetará suas decisões maiores?

A primeira decisão gera uma sensação de frustração, enquanto a segunda gera sensação de gratidão e amor. E a decisão que ela tomará afetará toda a sua vida, porque as decisões que nos controlam são as decisões sobre o significado e o significado equivale a emoção.

TROQUE SUAS EXPECTATIVAS POR GRATIDÃO

Se a escolha da história desvalorizadora parece familiar, você não está sozinho. Todos nos contamos histórias que nos tornam miseráveis ​​quando podemos sentir alegria. Nós nos sentimos muito tristes, preocupados, ansiosos, vergonhosos, culpados, temerosos e enfurecidos de forma consistente. Por quê? Porque estamos conectados dessa forma.

A mente humana está sempre procurando o que você poderia perder, o que você poderia ter menos ou o que você nunca poderia ter. Pode parecer contra-intuitivo, mas é uma questão de sobrevivência e de proteção. Você está biologicamente conectado para se preparar para o pior em todos os momentos. É por isso que cabe a você controlar conscientemente as histórias que você conta e as emoções que você experimentou.

Volte para a mulher que foi adotada. Ela tinha a expectativa de que sua mãe e pai biológico acolheriam ela e a criariam. E essa expectativa poderia ter contaminado toda a sua vida. Mas se ela mudou suas expectativas para agradecer, pois alguém a escolheu conscientemente e amou, sem a obrigação ou o imperativo biológico de fazê-lo. Este é o poder das expectativas transformadas em gratidão.

TOMANDO O CONTROLE
 A escolha é sua. No que você vai se concentrar? Que história você vai deixar guiar sua vida? Você escolhe o que significa atribuir. Este é o único poder que você tem agora neste momento que pode mudar tudo.

Alexandre Ribeiro é Psicólogo e empreendedor.
Dedico minha vida ajudando as pessoas a descobrir e colocar em ação estratégias e recursos que criam resultados extraordinários.

Contato: (21) 991225955
Facebook: https://www.facebook.com/alexandreribeiropsicoach/

Publicidade

shadow

Artigos Relacionaods



Deixe uma resposta