shadow

por Aldo Novak – 

“Fracasso é o nome que damos para a pessoa que cai, mas que não foi capaz de aprender nada com a experiência”. Elbert Hubbard

Quando você tropeça e cai, seja na vida pessoal ou profissional, quem está olhando classifica automaticamente a queda como um fracasso. Mas, o que as pessoas não notam, nem têm como saber, é que talvez você tenha aprendido algo com a queda.

Se você aprendeu algo com uma experiência que saiu errada, então você teve sucesso com ela.

Thomas Alva Edson, queimou mais de 10 mil filamentos, antes que a primeira lâmpada comercial da história pudesse funcionar. Perguntado por um repórter sobre a sensação de fracassar milhares de vezes, Edson respondeu que jamais fracassara: “apenas descobri dez mil maneiras de uma lâmpada não funcionar”. Essa era sua resposta padrão.

Imagine o que é falhar 10.000 vezes e não fracassar uma sequer. Foi isso o que ele fez.

Da mesma forma, quando outra pessoa tropeça e cai, seja na vida pessoal ou profissional, você tem que tomar extremo cuidado para não classificar automaticamente a queda dela como um fracasso, por mais que assim o pareça. O que você, talvez, não tenha notado, nem tem como saber, é que aquela pessoa pode ter aprendido algo com a queda. Algo que somente ela vê, somente ela compreende.

Da mesma forma que uma queda não é um fracasso, em sua vida, também não é necessariamente um fracasso na vida de outras pessoas.

Se uma pessoa aprendeu algo com uma experiência que saiu errada, então ela teve sucesso com o que aconteceu.

Edison também dizia que jamais ficava desencorajado com uma queda, porque toda tentativa errada, quando descartada, era outro passo para frente. Talvez isso explique porque Edison registrou sozinho, 1.100 patentes.

Quando você tropeça e cai, aquilo que levou você a cair deve ser analisado e, se possível, registrado para que você siga um caminho diferente da próxima vez. E para que não volte, por acidente, ao mesmo caminho, no futuro.

Se você aprendeu algo com uma experiência que saiu errada, por mais dolorosa que ela tenha sido, então você teve sucesso com ela.

Mesmo que ninguém note, ou compreenda seu sucesso.

Aldo Novak 
www.academianovak.com.br

Publicidade

shadow


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.