shadow

Por Scher Soares

Bom, lá vamos nós a mais uma importante reflexão.

Durante reunião com um cliente começo a perceber certo alvoroço entre os colaboradores da empresa que de um momento para o outro começaram a transitar e circular por entre os corredores; Muitos gestos e grunhidos, além de caras e bocas davam o tom da insatisfação e recheavam a cena, quando ouvi:

 

“a internet deu pau; não dá para fazer nada”

 

Diante da afirmativa, deti-me a observar a causa do tamanho alvoroço, já suspeitando do que se tratava; Sim, isso mesmo; A bendita da internet resolveu virar maldita e com todo o atrevimento possível recusava-se a funcionar. Após alguns instantes de análise e profunda observação, conclui que definitivamente não somos mais os mesmos, pois fui testemunha de um apagão na produtividade por conta da ausência momentânea da internet.

Esta reflexão causou-me espanto; Como pode uma empresa inteira parar em função de um problema na internet? O que desta dependência era naquele momento verdadeiro e legítimo? Certamente, em função dos processos e sistemas cada vez mais interligados, a ausência da internet pode acarretar problemas, mas não justifica a paralisação das atividades. Quando entramos em greve em função de um problema com a internet, estamos atestando que perdemos a nossa capacidade de desenvolver ideias, projetos e alternativas. Não saber trabalhar off line, demonstra uma arriscada limitação, demonstrada pela incapacidade de inovar, de planejar e de executar ações que não dependam umbilicalmente da internet.
Ao contrário, a capacidade de trabalhar off line quando necessário se mostra como uma importante ação que entre outras coisas permite a eliminação de pendências de e-mails, planejamento de ações futuras, inovação em projetos e maior e melhor aproveitamento do tempo.
Se fizermos uma profunda auto-análise, verificaremos que no momento em que a internet da sua empresa parar de funcionar, você certamente terá outra ação a desenvolver até a normalização.
Se você é da área comercial, aproveite para ligar para clientes e prospects; Se sua área é marketing, aproveite para planejar, caso sua área seja o financeiro, dedique-se a encontrar oportunidades através de análises, mas faça alguma coisa, pois o fato da internet “dar pau”, não significa que você tenha de “dar pau” também.
Portanto, da próxima vez que você ver alguém profundamente indignado por conta de um problema na internet, aproxime-se e pergunte:
Você sabe trabalhar off line?

Autor

Avatar
Eijy Goto

Publicidade

shadow

Artigos Relacionaods



Deixe uma resposta